O ano de 2025 ainda não acabou, mas o Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, já recebeu mais passageiros do que em 2024. O aeródromo da capital paraibana chegou a esse patamar em novembro, tendo registrado 100 mil embarques e desembarques a mais do que todo o ano passado, de acordo com dados da Aena, concessionária responsável pelo terminal.
De janeiro a dezembro de 2024, o Castro Pinto recebeu 1.605.805 pessoas que embarcaram ou desembarcaram no local. Já de janeiro a novembro deste ano, 1.707.851 assentos foram preenchidos em voos comerciais no aeroporto — uma alta de 6,3% na comparação até aqui, mesmo sem os dados deste último mês de 2025, que ainda serão contabilizados.
Rosália Lucas, titular da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), destaca o momento positivo da cidade no tocante ao turismo. “O aumento do fluxo de turistas, a expansão da malha aérea e o crescimento das operadoras mostram que a Paraíba está cada vez mais consolidada como um destino competitivo. Nosso foco é continuar fortalecendo essas ações para garantir que o turismo seja um motor de desenvolvimento econômico em todas as regiões do estado”, analisou.
Projeção
A proximidade do verão é, de fato, promissora para o setor na Paraíba. Após superar o desempenho de 2024, o Aeroporto Castro Pinto prepara-se para uma das maiores movimentações de fim de ano de sua história: cerca de 102 mil assentos serão ofertados, da próxima terça-feira (23) até o dia 5 de janeiro, distribuídos em uma operação que vai contar com 596 voos.
Nesta reta final de 2025, o terminal também será o terceiro aeródromo mais movimentado da Região Nordeste, entre todos aqueles administrados pela Aena. À sua frente, estão os aeroportos de Recife (PE) e de Maceió (AL). O primeiro tem bastante destaque nas operações nacionais e regionais, com 2.985 voos previstos e mais de 482 mil assentos disponíveis no período. O segundo, por sua vez, vai dispor de 173.464 assentos e 1.004 operações de pousos e decolagens para diversos destinos do país e do mundo.
Em todo o Brasil, a Aena administra 17 aeroportos, que terão movimentação expressiva durante as festas de fim de ano, com a previsão de 13.677 pousos e decolagens e uma oferta total de cerca de 2,26 milhões de assentos. No Nordeste, a concessionária ainda tem sob sua gestão os aeródromos de Campina Grande, Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE). O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), lidera o volume de operações no país, com 7.077 voos programados e uma oferta que se aproxima de 1,2 milhão de assentos.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de dezembro de 2025.