A cidade de Caturité, no Cariri paraibano, sedia, a partir de hoje, a tradicional Festa do Queijo. Promovida pela Prefeitura Municipal de Caturité, com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e da Secretaria da Cultura (Secult) do estado, a programação continua até o próximo sábado (9). Estão previstas exposições de animais; torneio leiteiro; concurso de raças; mostra, degustação e comercialização de queijos e outros derivados do leite; oficinas de capacitação; palestras; gincanas; feira de artesanato; e diversas apresentações culturais.
“A Festa do Queijo é mais do que um evento festivo, é uma vitrine para os nossos produtos, nossos talentos e nossa cultura”, aponta o prefeito de Caturité, Tita do Biu Domingos, enfatizando que a gestão municipal preparou as atrações com muito carinho, para receber bem seus visitantes nos próximos dias.
Na avaliação do secretário da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Joaquim Hugo, “as feiras e exposições do agro, como a realizada em Caturité, contribuem para o fortalecimento da ovinocaprinocultura, em especial a cultura queijeira da região, como um importante espaço de negócio, melhoramento genético e divulgação da cultura regional”. O titular da Sedap também destaca que a Festa do Queijo é uma oportunidade para a capacitação dos produtores rurais da região e a divulgação da cultura local.
Programação
A agenda do evento começa, na noite de hoje, com a Escolha da Garota Caturité 2025 e um show do cantor Gabriel Magnata. Amanhã, às 8h, está programada a solenidade oficial de abertura da festa, com apresentação da Banda José Gervásio da Cruz. Mais tarde, às 15h, a Sedap organizará, no Pavilhão Cultural, mais uma etapa do projeto Encontro de Mulheres do Agro. Na ocasião, a assessora de Gestão Social da Pasta, Márcia Dornelles, ministrará a palestra “O Protagonismo das Mulheres e as Políticas Públicas”.
Outros destaques da programação são as competições: além do torneio leiteiro e do concurso de raças, haverá uma gincana com desafios relacionados a laticínios — como iogurte, doce de leite e, claro, queijo. Serão oferecidas, ainda, trilha ecológica e rapel na Pedra do Tanque. A lista de atividades de capacitação, por sua vez, conta com as oficinas “Sabores do Brasil: Cachaças e Queijos” e “Vinhos e Harmonização”, ambas previstas para amanhã. Também haverá distribuição de sementes com produtores rurais.
Entre os atrativos musicais, estão nomes como Forró Lampejo, Wagner Sanfoneiro, Geovane do Acordeon, Trio Forró Maneiro, Donas da Farra, Lukas Bass e Rey Vaqueiro.
A realização da Festa do Queijo de Caturité tem o apoio do Governo Federal, da Fundação Espaço Cultural (Funesc), da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), da Federação da Agricultura do estado (Faepa-PB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), entre outras instituições.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de agosto de 2025.