Notícias

coleta seletiva

Emlur já recolheu 5,6 mil toneladas neste ano

publicado: 06/11/2025 09h13, última modificação: 06/11/2025 09h13
686e74c9-0bbe-cbc4-aef5-c285dc979879.jpg

De janeiro a setembro, média mensal foi de 630 toneladas | Foto: Carlos Nunes/Secom-JP

De janeiro a setembro deste ano, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) contabilizou, em João Pessoa, a coleta de 5,6 mil toneladas de materiais recicláveis, o que representa uma média mensal superior a 630 toneladas de resíduos que deixaram de ser lançados ao aterro sanitário e retornaram ao ciclo produtivo. Os dados foram divulgados, ontem, pela Prefeitura Municipal da cidade.

A coleta seletiva, que é realizada de segunda-feira a sábado, conta com dois tipos de operação: as recicletas, que fazem o recolhimento de porta a porta, e os caminhões-baús. De acordo com a Emlur, o procedimento vem ocorrendo em localidades como a orla pessoense e bairros diversos, a exemplo de Mangabeira, José Américo, Jardim São Paulo, Água Fria, Bairro dos Estados, Torre e Treze de Maio.

A autarquia explica que os materiais recicláveis coletados são encaminhados para triagem em quatro associações de catadores parceiras da Emlur: Ascare JP (no Jardim Oceania), Astramare (no aterro sanitário), Tribo de Judá (Bairro dos Estados) e Acordo Verde (Jardim Cidade Universitária). Juntas, elas são responsáveis pela separação e pelo reaproveitamento dos resíduos. Conforme a gestão municipal, essa atuação contribui diretamente com a geração de trabalho e de renda, assim como com a preservação ambiental na capital.

Na avaliação do superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o resultado é fruto de uma política de limpeza urbana comprometida com o futuro da cidade. “A coleta seletiva é uma das ações mais importantes para o desenvolvimento sustentável de João Pessoa. Estamos fortalecendo as parcerias com as associações e modernizando nossas operações para ampliar a reciclagem e envolver, cada vez mais, a população nesse cuidado com o meio ambiente”, destacou Ricardo.

A Emlur reforça que a participação da população pessoense é essencial para o sucesso da atividade. Separar corretamente o lixo reciclável e colocar o material nos dias certos ajuda a manter a cidade limpa e sustentável.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 6 de novembro de 2025.