Teresa Duarte
Estimular a leitura através de uma ação social, envolvendo locais públicos e contribuindo assim para uma sociedade leitora e participativa. Esse é o objetivo do Projeto Passaporte para Leitura, que foi iniciado na Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcante, no município de Bayeux. A primeira ação foi realizada no último dia 20, no trem, durante o percurso entre Bayeux e Cabedelo.
De acordo com a professora e orientadora do projeto, Lucivania Sales, para a primeira ação os livros foram arrecadados entre os alunos da própria escola. “Na verdade o nosso projeto foi iniciado no último mês de março, quando iniciamos a coleta dos livros na nossa escola e os nossos alunos contribuíram e conseguiram coletar um bom número”, explicou.
A coordenadora explicou que nessa primeira ação do projeto foram deixados de forma aleatória 15 livros para os passageiros no trem da CBTU. Cada livro tinha um panfleto explicando o projeto e informado que as pessoas deveriam ler e repassa-lo, como também constava o contato para possíveis doações.
A equipe já está trabalhando na segunda ação do projeto, que deverá ser realizado na segunda semana do próximo mês. “Nós acreditamos que na segunda semana de maio estaremos realizando a segunda ação do projeto que, desta vez, deverá acontecer novamente no trem e também será feito nos transportes urbanos de João Pessoa”, disse. Informações e doações podem ser feitas por meio do telefone (83) 98650-5637 e no Instagram @passaporteparaleituraofc.
Leitura Livre CBTU
Cerca de 30 livros foram doados neste ano por um usuário dos trens urbanos, que preferiu não se identificar, para a estante do Projeto Leitura Livre, instalada na área de Convivência na Estação João Pessoa. O objetivo é fazer o livro circular entre os leitores e difundir o hábito da leitura com lazer e fonte de informação.
Conforme a CBTU, atualmente mais de 50 livros estão expostos para leitura no local ou para levar para casa. Entre os títulos expostos na estante estão obras como a coleção de Personalidades da Paraíba, que conta a trajetória de ilustres representantes da política e da cultura estadual, começando pela biografia de João Pessoa, passando por Jackson do Pandeiro, João Agripino, entre outros.
Há também obras de autores renomados e livros didáticos. As pessoas que quiserem fazer doação devem entregar os livros na recepção da Estação João Pessoa, ou deixá-los em qualquer estação do sistema. Também podem ligar para o número 3241-4240, ramal 220 e agendar para que os responsáveis possam se dirigir ao local e realizar o recolhimento dos livros.