Notícias

primeira vez

Estado sedia fórum de habitação

publicado: 17/09/2025 08h25, última modificação: 17/09/2025 08h26
No encontro, considerado o maior evento do setor no Brasil, serão discutidas Reurb, inovação e sustentabilidade
SEMHAB_Residencial_Quilombola_Kleide_Teixeira_22-1536x1024.jpg

Em sua 72ª edição, fórum é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs, ABC e FNSHDU | Foto: Divulgação/Secom-JP

A Paraíba será palco, pela primeira vez, do 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, considerado o maior evento do setor no País. O encontro acontece de hoje a sexta-feira (19), no Intermares Hall, em Cabedelo, cidade da Região Metropolitana de João Pessoa.

Promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), o evento conta, em 2025, com o apoio do Governo do Estado, mediante a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), e com a participação da Prefeitura de João Pessoa.

Com inscrições gratuitas e transmissões ao vivo, a expectativa é que o evento reúna mais de 1,3 mil participantes, entre presenciais e virtuais. Estão convidados gestores públicos, equipes técnicas, empresários e membros da sociedade civil interessados em debater temas como regularização fundiária, melhorias habitacionais, sustentabilidade, inovação tecnológica e avanços do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Na abertura, a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, participará de palestra sobre a implementação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) em João Pessoa e em outros municípios paraibanos.

A secretária de Habitação Social da Capital, Socorro Gadelha, mediará o debate sobre o Programa Nacional de Reformas e seus impactos nas periferias, com especialistas da Fundação João Pinheiro, Ministério das Cidades e Secretaria Nacional de Periferias.

O papel do Judiciário no processo de regularização fundiária também estará em pauta, em mesa mediada pelo desembargador Fred Coutinho, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, que contará com representantes de tribunais do Maranhão e Paraná, além de juristas da Bahia e da Ordem dos Advogados do Brasil — seccional Paraíba (OAB-PB).

Outro destaque será a discussão sobre sustentabilidade, que abordará formas de reduzir os custos da moradia ao longo da vida útil dos imóveis. O debate contará com representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, e será mediado por Emília Correia Lima.

Premiação

Ao fim do Fórum, será entregue o Prêmio Selo de Mérito, a mais importante premiação da habitação social no Brasil. A Prefeitura de João Pessoa receberá dois reconhecimentos em 2025, pelo Residencial Dubai e pelo projeto de regularização fundiária com melhorias habitacionais. O município já acumula outras conquistas em anos anteriores, como o Residencial Quilombola Hélio Miguel e o programa Cuidar do Lar.

“O Fórum é o espaço mais importante para discutir a habitação no Brasil. A Reurb, por exemplo, integra núcleos urbanos informais ao ordenamento das cidades, garante propriedade aos moradores e promove inclusão social e segurança jurídica”, destacou Socorro Gadelha.

O evento segue até sexta-feira (19), reunindo representantes de secretarias e companhias estaduais e municipais de habitação, além de integrantes do Governo Federal, do Judiciário, da construção civil e da sociedade civil organizada.

Através deste link, inscreva-se no Fórum Nacional de Habitação

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de setembro de 2025.