Notícias

Novo binário

Expectativa para a inauguração da ponte do Vias do Atlântico cresce

publicado: 14/11/2025 08h30, última modificação: 14/11/2025 09h51
2025.11.13_binario altiplano © Roberto Guedes (7).JPG

Novo binário na área foi implantado ontem | Foto: Roberto Guedes

por Nalim Tavares*

A implantação do novo binário no bairro do Altiplano, realizada ontem (13) pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), aumentou a expectativa para a abertura da ponte que liga a Avenida João Cirilo da Silva, no bairro Altiplano, ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizado no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Embora as obras tenham sido concluídas — razão pela qual o binário foi instaurado — não há previsão, ainda, de data para a abertura das vias.

A ponte integra o projeto Vias do Atlântico, que busca facilitar o deslocamento entre os bairros dos Bancários, Cidade Universitária e Altiplano. Com a nova ligação, espera-se desobstruir as rotas que passam pelo bairro Castelo Branco e na Avenida Beira Rio, que são utilizadas por um grande contingente de veículos. De acordo com o Governo do Estado, a ponte, depois de inaugurada, beneficiará a mobilidade de  mais de 1,3 milhão de pessoas.

Para Marcelo Arruda, que sai do Altiplano para trabalhar nos Bancários, “a ideia de não precisar passar pelo Castelo Branco para chegar ao serviço é interessante, pois ajudará a diminuir o tempo de deslocamento. Quando a ponte for inaugurada, será ainda mais fácil”, relata. Amanda Ribeiro, que utiliza caminho semelhante ao de Marcelo para deixar o filho na escola, concorda com ele: “Acho que o trânsito vai adquirir fluidez quando a ponte for aberta e as pessoas estiverem acostumadas com o novo binário”.

Com a implantação do binário, a Rua Severino Ennes Atayde só funciona para quem está saindo do Altiplano e seguindo em direção à UFPB, enquanto a Rua Arthur Enedino dos Anjos, paralela a ela, opera no sentido oposto, comportando o fluxo de veículos que estão entrando no bairro nobre de João Pessoa. Antes, ambas eram de mão dupla.

O diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, explica que, apesar da mudança, “a implantação do binário está ocorrendo de forma tranquila, com boa aceitação por parte da população e sem necessidade de ajustes. Esse tipo de binário é simples de operar e bem recebido pelos motoristas, pois praticamente não altera a rotina dos moradores e nem de quem transita pela região”.

Durante 10 dias, enquanto a adaptação acontece, agentes da Semob-JP estarão nas ruas do Altiplano, orientando a população a respeito das mudanças. A superintendência pede que os motoristas fiquem atentos à sinalização e que transitem em velocidade reduzida, para garantir que o ajuste siga acontecendo de forma tranquila.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de novembro de 2025.