No cariri

ExpoPrata começa na próxima segunda-feira

publicado: 06/07/2023 09h47, última modificação: 06/07/2023 09h47
WhatsApp Image 2023-07-05 at 16.40.42.jpeg

Prata deve receber criadores, estudantes e turistas para evento -Foto: Redes Sociais

A cidade de Prata, no Cariri da Paraíba, distante 290 km de João Pessoa, se organiza para o lançamento da 9ª Exposição de Caprinos e Ovinos (ExpoPrata). O lançamento oficial do maior evento da caprinovinocultura no Brasil está marcado para o dia 10, a partir das 19h, no canal parceiro TV do Bode no YouTube, Facebook e Instagram.

Ocupando toda a avenida principal da cidade, a exposição dará R$ 80 mil em prêmios este ano e será realizada, de 23 a 27 de agosto, pela Prefeitura de Prata e apoiada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), e Sebrae Paraíba.

Haverá ainda a 9ª etapa do Circuito Apacco 2023, evento que controla a qualidade dos animais expostos, principalmente, na genética e produtividade. A feira mostra máquinas e equipamentos, palestras, cursos, oficinas, seminários, rodadas de negócios e dois eventos culturais de peso, o Festival de Violeiros e o Concurso Gastronômico. São cinco dias de atividades, tudo gratuito e direcionado a produtores, técnicos, estudantes e pesquisadores da área.

Como um evento que também ativa o entretenimento, haverá grandes shows todas as noites, o que atrai milhares de pessoas para se divertir em Prata. O prefeito Genivaldo Tembório mostrou satisfação em realizar a exposição, que injetará milhões de reais na economia da cidade.

“A ExpoPrata é um evento que promove a atividade econômica na região e gera grandes oportunidades de negócios, intercâmbio de informações e conhecimento técnico para profissionais, produtores, estudantes e público em geral. Esperamos que todos os criadores, principalmente os do Cariri, façam bons negócios nestes cinco dias de exposição e que os visitantes possam curtir ao máximo nossas atrações”, comentou.

Caprinovinocultura

Ano passado, a 8ª edição da ExpoPrata foi de retorno pós-pandemia e conseguiu render quase R$ 2 milhões em negócios fechados no local ou ao longo do ano. Antes, houve a 7ª edição em 2019, com o tema “Criando Turismo de Negócios no Cariri”, que rendeu cerca de R$ 1,5 milhão em negócios e realizou a 7ª Exposição Nacional de Cabras Leiteiras de todas as raças.
Além dos shows, o Festival de Violeiros e o Concurso Gastronômico atraem muitos visitantes à praça da alimentação montada no espaço do evento. Shows de forró pé de serra e o Encontro de Poetas Repentistas do Cariri Paraibano continuarão como atrativos.

A Prefeitura de Prata sempre apostou no turismo rural como uma das principais fontes de renda, por isso participa da Rota Cariri Cultural desde 2015. Conforme a secretária de Turismo e Cultura, Rosângela Freitas, é uma forma de estimular o empresariado local no desenvolvimento e manutenção dos micro e pequenos negócios culturais.

Maior exposição

A ExpoPrata surgiu em 2013 na cidade que é uma super produtora de leite de cabra do Brasil. Somente em 2021, foram retirados 310.925 litros desse que é um dos alimentos mais nutritivos, de acordo com a Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra de Prata, um dos principais pontos de compra do leite no Cariri.

Conforme o secretário de Agricultura do município, Haron Salvador, a ExpoPrata tem crescido a cada ano. Isso se deve ao esforço coletivo empenhado na realização do evento para o fortalecimento da pecuária e do agronegócio múltiplo da caprinocinocultura.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 6 de julho de 2023.