A fachada de um prédio comercial desabou na manhã de ontem, no Centro de João Pessoa. O imóvel, localizado na esquina das ruas Desembargador José Peregrino e Rodrigues de Aquino, estava desocupado e, felizmente, ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil de João Pessoa esteve no local e interditou parcialmente o trânsito na região, visando à segurança dos pedestres. Segundo o coordenador do órgão, coronel Kelson Chaves, a estrutura do prédio está bastante comprometida. “Para nós, enquanto Defesa Civil, há o risco. A estrutura está bastante colapsada e, se chover mais, acredito que vai desabar. Nossa preocupação é com a segurança das pessoas”, alertou.
Apesar das chuvas registradas na manhã do desabamento, o coronel esclareceu que elas não foram a causa principal. “É um prédio bastante antigo, a estrutura já estava bem comprometida, com cupim, infiltrações, ou seja, ele dava sinais de que poderia desabar. Tanto o proprietário [do imóvel] quanto o vizinho disseram ter ouvido barulhos vindo da estrutura”, relatou.
A Defesa Civil está em diálogo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) para definir as providências cabíveis. Até o momento, o Iphaep autorizou a demolição da parte da marquise que não desmoronou, desde que a estrutura remanescente do prédio histórico seja preservada.
O coronel Kelson também demonstrou preocupação com as madeiras da cobertura do imóvel, que aparentam estar podres. Ele informou que o acompanhamento do caso continuará, em conjunto com o Iphaep, e que novas demolições poderão ser realizadas, se necessário. “É um caso um pouco complexo, mas está sendo acompanhado”, afirmou.
Além disso, a Defesa Civil fotografou as fachadas de outros prédios antigos nas imediações e solicitará à Secretaria de Planejamento de João Pessoa que identifique os proprietários. A ideia é obter autorização para vistoriar o interior dos imóveis e verificar se há risco de novos desabamentos na área.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de julho de 2025.