Teresa Duarte
Mais de mil pessoas estiveram até essa quinta-feira (5) na Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) para fazer renegociações no Segundo Mutirão de Renegociação de Dívidas. O mutirão, que foi iniciado no dia 26 de março último e será encerrado hoje, tem como objetivo proporcionar ao consumidor a organizar suas dívidas e lhes permitir novas oportunidades de voltar as compras.
De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, o mutirão vem beneficiando os consumidores, principalmente aqueles que querem limpar o nome junto ao Serviço de Proteção ao Crédito/ Serasa. “Até o momento, 318 consumidores vierem regularizar a suas pendências junto ao SPC e 215 consumidores com registro no Serasa”, revelou.
A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) lidera no ranking das renegociações com 126 consumidores até o momento. Késsia Liliana explicou que a vantagem do consumidor participar dessa renegociação com as empresas presenciais é a possibilidade dos acordos firmados serem homologados pelo Tribunal de Justiça, ou seja, eles são transformados em títulos executivos judiciais e, em caso de descumprimento, poderá haver a devida ação judicial.
Segundo a superintendente da autarquia, as dívidas estão sendo renegociadas em condições extremamente diferenciadas e muitas delas estão sendo divididas em parcelas de até 48 vezes. O Mutirão Presencial conta com a participação de representantes de operadoras de telefonia, TV a cabo, escolas da rede particular, Cagepa, Energisa e também da Caixa Econômica Federal. Os consumidores se mostraram satisfeitos com os acordos realizados.
“Eu consegui 30% de desconto na entrada, bem como um excelente desconto na redução dos juros nos parcelamentos”, disse Eduardo Paulo dos Santos, que tinha o seu nome inserido do SPC há mais de três anos e conseguiu renegociar.
Késsia Liliana citou como um dos melhores exemplos da renegociação o caso de uma consumidora que devia R$ 72.179,15 e pode quitar sua dívida com R$ 2.533,00 à vista ou dividir sobre o valor de R$ 13.824,00.
O mutirão de atendimento de superendividado acontece em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban); empresas de serviços essenciais como Energisa e Cagepa; as empresas de telefonias Oi, Vivo, Claro e Tim; escolas particulares por meio do Sintep; Serviço de Proteção ao Crédito e empresas de TV. Qualquer dúvida, o consumidor pode ligar para o número 151, ou acessar o site www.procon.pb.gov.br ou ainda as redes sociais.