Notícias

nordeste integrado

Operação combate crimes nas divisas

publicado: 08/08/2025 08h28, última modificação: 08/08/2025 08h28
Unindo autoridades da Paraíba e de mais sete estados, força-tarefa mobiliza quase seis mil agentes de segurança
Operação Nordeste Integrado - SESDS-PB (5).jpeg

Em meio às abordagens e aos bloqueios nas estradas, a iniciativa visa cumprir 510 ordens de prisão e de busca e apreensão | Foto: Divulgação/Sesds

As forças de segurança da Paraíba e de mais sete estados nordestinos deflagraram, nas primeiras horas de ontem, a Operação Nordeste Integrado, uma ação conjunta e inédita, com o objetivo de combater o avanço de organizações criminosas interestaduais e cumprir 510 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba, as atividades locais contam com um efetivo de cerca de 1.600 agentes, atuando nas divisas com os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Foram realizados, ontem, pontos de bloqueio e abordagens policiais nas estradas, além do reforço de patrulhamento em áreas consideradas mais vulneráveis ao registro de ocorrências criminais.

“Estamos focando nas divisas com os estados limítrofes para que, em qualquer migração — tanto do nosso estado para eles, como deles para a Paraíba —, os criminosos sejam alcançados”, declarou o coronel da Polícia Militar Júlio César de Oliveira, coordenador dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), que acompanha a empreitada. De acordo com ele, a Operação Nordeste Integrado seguirá, a princípio, até a madrugada de amanhã, podendo ser prolongada, a depender do surgimento de novas demandas provenientes dos outros estados.

Ao todo, a força-tarefa mobiliza mais de 5.900 agentes de segurança pública, entre policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência, incluindo equipes em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Maranhão, Piauí e Sergipe, além da Paraíba. Com a integração de bancos de dados e de recursos logísticos e de pessoal, o foco da iniciativa é reduzir, por meio de atividades de prevenção e de repressão, os casos de crimes nas regiões limítrofes — especialmente de práticas como homicídio; tráfico de entorpecentes e de armas; roubos e furtos de veículos e de cargas; e assaltos.

No território paraibano, as ações de ontem concentraram--se, especificamente, nos municípios de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Conceição, Poço Dantas, São José de Piranhas e Bernardino Batista (na divisa cearense); Pitimbu, Caaporã, Pedras de Fogo, Juripiranga, Itabaiana, Natuba, Umbuzeiro, Monteiro, Teixeira, Princesa Isabel e Santana de Mangueira (na divisa pernambucana); Mamanguape, Mataraca, Caiçara, Araruna, Cuité, Picuí, Santa Luzia, São Bento, Catolé do Rocha, Santa Cruz, Uiraúna e Seridó (na divisa potiguar).

Reforçando a importância desse esforço conjunto, o coronel Júlio César apontou que a operação evidencia a atuação das autoridades estaduais em favor da proteção à população paraibana. “O sistema de segurança pública da Paraíba foi  reconhecido, pelo Comitê de Lideranças Políticas (CLP), como o mais eficiente do Norte e do Nordeste do país. Isso demonstra que nós estamos caminhando no rumo certo”, frisou o coordenador do CICC.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 8 de agosto de 2025.