Notícias

Trânsito

Orla de JP contará com Zona Azul

publicado: 08/01/2026 08h49, última modificação: 08/01/2026 08h49
Período educativo para população começa no sábado e terá vagas gratuitas em Cabo Branco, Tambaú e Manaíra
2026.01.07 carros na orla, zona azul © Carlos Rodrigo (11).JPG

Tempo de adaptação servirá de estudo para que sejam determinadas as taxas de cobrança e o período de permanência nas vagas | Foto: Carlos Rodrigo

por Pedro Alves*

Dando sequência à política de rotatividade de ocupação das vagas de estacionamento nas vias públicas da capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou a implantação da sinalização e dos parquímetros nos trechos da orla de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. No sábado (10) será iniciado o período de adaptação da chamada Zona Azul, prática que já está em funcionamento nas ruas do Centro da cidade desde o ano passado.

Durante o período de adaptação, os cidadãos que utilizarem as vagas para os veículos disponíveis na orla não serão cobrados. Na área, haverá agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e do Consórcio Sinalvida —Rek Parking, que gerenciam a Zona Azul, passando orientações aos usuários.

Em contato com a reportagem do Jornal A União, a Semob, por meio da sua assessoria de comunicação, explicou que esse período servirá de parâmetro e de estudos para que sejam determinadas as taxas de cobrança e o período de permanência nas vagas. A secretaria ainda garantiu que esse período será superior ao que foi estabelecido no Centro da capital.

Quando a Prefeitura de João Pessoa implementou o período da adaptação no Centro o prazo inicial foi de 15 dias. No entanto, esse período foi expandido para que os usuários pudessem se adaptar com mais tranquilidade e para que a gestão obtivesse informações a partir de um espaço maior de tempo.

O superintendente de Mobilidade de João Pessoa, Marcílio do HBE, destacou a importância do serviço nos trechos da orla. “A partir do início da operação da Zona Azul na nossa orla, vamos garantir a democratização com a rotatividade, permitindo que mais pessoas possam estacionar nessas vagas, bem como evitaremos a apropriação desses espaços públicos por pessoas não autorizadas, com cobranças abusivas e indevidas, dando mais segurança aos residentes e turistas”, ressaltou o gestor.

O período educativo não tem uma data estabelecida para ser finalizado. Segundo a Semob, é importante que se tenha o tempo necessário para que sejam feitas as análises sobre os comportamentos dos usuários na orla de João Pessoa, no tocante ao uso das vagas de estacionamento.

Após essa fase, a Semob-JP promete realizar uma divulgação ampla e com antecedência sobre o início da cobrança e fiscalização das vagas rotativas nos trechos da orla. O serviço poderá ser acessado por meio de aplicativo oficial ou pago em espécie, via Pix, cartão de crédito ou débito, nos pontos de apoio que serão distribuídos pela região da orla.

Estarão isentos do pagamento da tarifa veículos de propriedade ou a serviço da União, do Estado e do Município, devidamente identificados; táxis cadastrados em João Pessoa, quando estacionados nos locais destinados; veículos de emergência e de utilidade pública em serviço e identificados, conforme determina o artigo 29, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); além de veículos de carga e descarga, quando estacionados em áreas específicas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de janeiro de 2026.