Artesãos paraibanos marcam presença, até o próximo domingo (14), na sétima edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), aberto ontem (09), no Centro de Convenções de Fortaleza (CE). A participação de talentos da Paraíba no evento nacional conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae-PB).
Dos 13 expositores paraibanos que exibem seus trabalhos no festival, cinco representam associações e cooperativas e oito participam de forma independente. “É mais um momento importante para os nossos artesãos e artesãs, já que o Fenacce é uma das maiores feiras de artesanato do país. É uma grande oportunidade de geração de renda, exatamente o que espera a gestão do governador João Azevêdo para esse segmento”, celebrou Ana Maria Lins, primeira-dama da Paraíba e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP).
“A Fenacce é uma das feiras mais organizadas do Brasil e temos a certeza de que voltaremos para a nossa Paraíba com muitos negócios gerados e muitas encomendas”, acrescentou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez. Ambas as autoridades do PAP têm se dedicado aos preparativos para o 41o Salão do Artesanato Paraibano, previsto para ocorrer de 8 de janeiro a 1o de fevereiro de 2026, na orla de João Pessoa.
Representantes
Entre os paraibanos presentes no 7o Fenacce, as artesãs Terezinha Matias — mestra em labirinto, do município de Riachão do Bacamarte — e Maria do Socorro Lima — que confecciona bonecas de pano e é natural de Remígio — integram o Espaço dos Mestres.
Já no Espaço do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Paraíba é representada por Marlene Leopoldino (especialista em renda renascença), Ana Paula Régis (cerâmica), Marizete Evaristo (cerâmica), Sérgio Teófilo (madeira), Dalila Gomes (macramê) e Francisca Botelho (crochê).
“Que orgulho representar várias mulheres que trabalham com o barro. Aprendi com minha mãe, que aprendeu com a minha avó. Hoje, já estou ensinando para as minhas filhas e dou oficina quando as pessoas me procuram”, afirmou Marizete Evaristo, da Comunidade Sírio Chã da Pia, da cidade de Areia.
“A feira está lindíssima e estou esperando tudo dela: muitas vendas, muitas encomendas e divulgação do meu trabalho”, disse a crocheteira Francisca Botelho, de Mamanguape.
Pelo Espaço Sebrae Nacional, participam, ainda, cinco talentos do estado: Toinha Simeão (labirinto), Alexandre Nogueira (marchetaria), Iza Brito (tecelagem), Luzia de Fátima (crochê) e Erley Silva (madeira).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2025.