Notícias

agenda religiosa

Procissão mobiliza quatro paróquias

publicado: 01/04/2026 08h58, última modificação: 01/04/2026 08h58
Celebração percorrerá ruas em Mangabeira para representar o encontro entre Jesus e Maria, a caminho do Calvário
Igreja de Nsa Sra das Dores 02 © Branco Lucena_Arquivo A Uniao.jpg

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores será um dos pontos de partida da Procissão do Encontro, marcada para as 19h de hoje | Foto: Branco Lucena/Arquivo A União

As paróquias Jesus Cristo Rei, Sagrada Família, São Francisco de Assis e Nossa Senhora das Dores, localizadas no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, realizam hoje uma das mais tradicionais manifestações de fé da Igreja Católica durante a Semana Santa.

Como parte da programação organizada pela Arquidiocese da Paraíba para celebrar o período da Páscoa, a Procissão do Encontro, prevista para começar às 19h, é marcada pela união de duas imagens — a do Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores —, conduzidas por grupos de fiéis que partem de lugares distintos em direção ao mesmo ponto. Além da emoção, o momento do encontro costuma ser marcado pelas orações e reflexões dos devotos presentes.

Segundo a Arquidiocese da Paraíba, a procissão recorda a reunião de Jesus e a Virgem Maria, enquanto Cristo carregava a cruz rumo ao Calvário, antes de ser crucificado. A expectativa da entidade religiosa é que a celebração ganhe ainda mais força e mobilize centenas de fiéis, ao reunir quatro paróquias em Mangabeira.

Com a participação de dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, e do padre Marcelo Monte, a Procissão do Encontro terá partidas da Paróquia Jesus Cristo Rei (com a imagem do Senhor dos Passos) e da Paróquia Sagrada Família (com a de Nossa Senhora das Dores). Antes da saída, haverá uma missa na Paróquia Jesus Cristo Rei, às 18h15.

Arcebispo da Paraíba preside missas tradicionais na Basílica

Amanhã, a agenda de ritos católicos em João Pessoa tem como destaque dois dos mais importantes eventos da Semana Santa, ambos na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, que fica no Centro da cidade. A programação inclui a Missa dos Santos Óleos, às 9h, e a Missa da Ceia do Senhor — também conhecida como “Missa do Lava--Pés” —, às 17h. Segundo a Arquidiocese da Paraíba, as duas celebrações serão presididas pelo arcebispo metropolitano, dom Manoel Delson.

Tradicionalmente celebrada na manhã da Quinta-Feira Santa, a Missa dos Santos Óleos é um momento de grande significado para a Igreja Católica, quando são abençoados os óleos utilizados nos sacramentos do batismo, da crisma e da unção dos enfermos, além da consagração do Santo Crisma. A celebração reúne todo o clero da Arquidiocese da Paraíba, incluindo  padres e diáconos que, diante do arcebispo, deverão renovar suas promessas sacerdotais, reafirmando seu compromisso de serviço aos fiéis.

Já a Missa da Ceia do Senhor, celebrada à tarde, marca a instituição da eucaristia e do sacerdócio ministerial, além de recordar o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés de seus discípulos. Durante a celebração, como explica a Arquidiocese da Paraíba, ocorre o rito do lava-pés, que simboliza o chamado ao serviço, à caridade e ao amor fraterno. A missa ainda representa o início do tríduo pascal — considerado o período mais intenso da fé cristã, que culminará com a celebração da Páscoa, no domingo (5).

As atividades de amanhã encerram-se com a Procissão do Silêncio, programada para as 20h e conduzida pelo padre Allan Karlos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 1º de abril de 2026.