Notícias

trânsito

Viaduto na BR-101 está 80% concluído

publicado: 28/10/2025 08h23, última modificação: 28/10/2025 08h47
Obra de R$ 27,1 milhões, que deve ser entregue em janeiro de 2026, beneficiará diretamente moradores de cinco bairros
1 | 3
Atualmente, no lado do bairro Costa e Silva, estão sendo montadas as armaduras do caixão celular e da viga-laje | Fotos: Leonardo Ariel
2 | 3
Em paralelo, estão sendo executados os processos de montagem da terra armada e da terraplanagem
3 | 3
2025.10.27 Viaduto bairro das indústrias BR-101 © Leonardo Ariel (6).JPG
2025.10.27 Viaduto bairro das indústrias BR-101 © Leonardo Ariel (1).JPG

por Samantha Pimentel*

As obras do viaduto que  ligará o Bairro das Indústrias ao bairro Costa e Silva, em João Pessoa, estão 80% concluídas, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). Com investimento de mais de R$ 27,1 milhões, a estrutura está sendo erguida sobre a BR-101 e tem previsão de ser finalizada em janeiro de 2026.

A expectativa é que o viaduto solucione os congestionamentos frequentes registrados, principalmente, nas primeiras horas da manhã e no fim do dia, quando o fluxo de veículos é mais intenso na região.

O viaduto, que promete melhorar a fluidez do trânsito e reduzir os índices de acidentes na BR-101 — uma das principais vias de acesso a João Pessoa —, está com os trabalhos em plena atividade. 

Em paralelo, estão sendo executados os processos de montagem da terra armada e da terraplanagem

Conforme o engenheiro responsável, Francisco Romário, atualmente estão sendo realizados os serviços de montagem da armadura do caixão celular e da viga-laje do viaduto no lado do bairro Costa e Silva. “Além disso, está sendo executada a montagem da terra armada e a terraplenagem”, detalha.

Sobre as próximas etapas, o engenheiro explica que, após a conclusão dessas fases, será feita a concretagem do caixão celular e, depois do período de cura do concreto, a aplicação do asfalto no viaduto.

Recentemente, o trecho passou por desvios e interdições temporárias para a execução dos serviços de içamento de vigas e montagem do escoramento da obra, realizados com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). De acordo com o engenheiro responsável, Francisco Romário, até a conclusão do projeto não há novas interdições previstas.

Ao destacar os benefícios que o viaduto trará à população, o gestor ressalta que a construção vai resolver um problema histórico na região. “Sempre existiu, na localidade, um congestionamento e diversos acidentes, e o viaduto vem justamente para eliminar esse cruzamento, melhorando o trânsito e a segurança. É uma obra que era pedida há anos pela população”, enfatizou.

Melhorias

A obra de mobilidade urbana terá 700 m de extensão e facilitará o acesso dos moradores dos bairros Jardim Veneza, Distrito Industrial, Cidade Verde, Vieira Diniz e Bairro das Indústrias à BR-101, beneficiando diretamente mais de 23 mil pessoas.

Além disso, o viaduto proporcionará mais segurança para quem trafega no sentido Três Lagoas, tendo em vista que os condutores não precisarão mais utilizar o contorno da BR-101, caracterizado por congestionamentos e pelas ocorrências de acidentes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de outubro de 2025.