Notícias

evacuação concluída

Cícero deixa Israel em segurança e chega a João Pessoa hoje

publicado: 17/06/2025 08h37, última modificação: 17/06/2025 08h37
WhatsApp Image 2025-06-16 at 18.39.26.jpeg

Grupo chegou à Arábia Saudita às 23h35 (horário local) | Foto: Álvaro Damião/Divulgação

Está previsto para hoje o retorno do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ao Brasil. O gestor conseguiu deixar Israel em segurança, por via terrestre, e cruzar a fronteira com a Jordânia. De lá, o paraibano seguiu, também de carro, para a Arábia Saudita, onde foi contratado um voo particular para a volta ao Brasil.

“A Prefeitura agradece, com profundo reconhecimento, aos esforços do Palácio, do Itamaraty, do Congresso Nacional e de outras autoridades brasileiras, que atuaram incansavelmente para garantir a proteção e o deslocamento seguro da comitiva”, diz um trecho do comunicado divulgado, ontem, pela administração municipal.

Em vídeo postado nas redes sociais, Cícero Lucena também agradeceu ao apoio e à solidaridade que recebeu das autoridades, bem como da população de João Pessoa. “Queria aproveitar esse momento para agradecer pela solidariedade e pelo apoio de todos aqueles que rezaram; aos padres, aos pastores e à classe política, de um modo geral, pelo carinho, que foi muito importante para que nós pudéssemos suportar esses dias que não foram fáceis”, disse.

Além do paraibano, outras 11 autoridades políticas foram resgatadas de Israel ontem: Francisco Nélio, tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios; Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte (MG); Márcio Lobato, secretário municipal de Segurança Pública de Belo Horizonte; Davi de Matos, chefe-executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas); Welberth Porto, prefeito de Macaé (RJ); Claudia da Silva, vice-prefeita de Goiânia (GO); Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis (MG); Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ); Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ); Francisco Vagner, secretário de Planejamento de Natal (RN); e Flávio Guimarães, vereador do Rio de Janeiro (RJ).

A operação foi viabilizada pelos ministérios das Relações Exteriores do Brasil e da Jordânia. As Embaixadas do Brasil em Amã (Jordânia), Tel Aviv (Israel) e Riade (Arábia Saudita) prestaram apoio ao grupo.

A viagem

Políticos de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal viajaram à Israel na semana passada. A comitiva participava do Muni Tour 2025 — programa de cooperação internacional promovido pelo governo israelense, com foco em segurança cidadã e desenvolvimento urbano sustentável. O cronograma do evento previa 12 dias de atividades, mas, após o ataque israelense a Teerã, capital do Irã, na última quinta-feira (12), a agenda foi suspensa.

Outras 27 autoridades brasileiras seguem em Israel, aguardando uma nova operação de evacuação por terra até a Jordânia. “A Embaixada do Brasil em Tel Aviv permanece em coordenação com as autoridades israelenses para possibilitar novas operações de retorno dos brasileiro”, informou o Itamaraty, em nota.

No mesmo comunicado, o Ministério das Relações Exteriores lembrou que a visita desrespeitou um alerta consular emitido, em outubro de 2023, pela Embaixada do Brasil em Israel. O aviso desaconselha toda viagem não essencial àquele país.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de junho de 2025.