São João do Rio do Peixe está em festa. Em comemoração aos 144 anos de emancipação política, a cidade do Sertão paraibano realiza, até a próxima quarta-feira (8), a tradicional Semana do Município, com uma programação que reúne cultura, história, esporte e confraternização popular. Neste ano, as atividades ganham um caráter ainda mais simbólico, pois também celebram o centenário da Estação Ferroviária, um dos principais marcos históricos locais.
O coordenador do espaço e membro da Comissão Organizadora da Semana do Município, Wlisses Estrela, destacou a relevância da dupla comemoração. “A Semana do Município — Edição 2025 se reveste de um significado muito especial. Além de comemorar os 144 anos de emancipação política de São João do Rio do Peixe, esse momento se associa às celebrações do centenário da Estação Ferroviária, reforçando o compromisso de nossa cidade em valorizar sua identidade e sua trajetória histórica”, afirmou.
Ele comentou, assim, a importância do marco arquitetônico para o município. “Celebrar o centenário da Estação Ferroviária é celebrar a própria história de São João do Rio do Peixe. Foi a chegada do trem que impulsionou nosso desenvolvimento econômico, social e cultural, transformando a paisagem urbana, fortalecendo o comércio e aproximando nossa cidade de outras regiões. A estação tornou-se símbolo de progresso e porta de entrada para novas oportunidades, sendo, até hoje, referência de memória e identidade para nossa gente”, ressaltou.
O prefeito Luiz Claudino também salientou o simbolismo das comemorações. “Neste ano, em que celebramos o centenário da Estação Ferroviária, temos a oportunidade de reconhecer esse espaço como um verdadeiro marco histórico comemorativo. É com satisfação que destacamos a colaboração entre a gestão municipal e o Instituto Cultural Estação das Artes, que, juntos, têm assegurado a preservação desta edificação centenária”, afirmou. A mensagem do gestor municipal também está registrada no livro “Nos trilhos da memória — 100 anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe”, organizado por Wlisses Estrela e que será lançado hoje.
Atividades
A cerimônia de abertura foi realizada na última quarta-feira (1o), no Espaço Cultural Estação das Artes — onde fica a antiga Estação Ferroviária —, com a presença de autoridades e da comunidade. Nos próximos dias, a agenda da Semana do Município inclui inaugurações e entregas nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Entre os destaques, está a inauguração do busto do Padre Sá, em homenagem a uma das personalidades históricas da cidade, além de shows artísticos.
Outro momento marcante será a homenagem ao escritor e historiador Francisco Sales Gaudêncio, filho ilustre do município, que receberá da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Prefeitura uma placa comemorativa em reconhecimento à sua imortalidade intelectual. A solenidade acontecerá às 11h, na casa 67 da Rua Líbio Brasileiro, onde o homenageado nasceu e cresceu. Na ocasião, o acadêmico e artista plástico Flávio Tavares fará a doação ao município de uma tela intitulada “Alegoria à cidade de São João do Rio do Peixe”.
Para Francisco Sales Gaudêncio, a homenagem vem como um reconhecimento a esforços que ele já empreendeu pela preservação da cultura e do patrimônio da cidade. “Eu estou achando um momento muito oportuno [para a homenagem], porque, quando estive à frente da Secretaria de Educação [do Estado] e, também, como diretor-executivo do Iphaep [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba], nós tivemos a preocupação de fazer o tombamento da cidade de São João do Rio do Peixe. E esse projeto de tombamento já está em plena execução, havendo reciclagem, inclusive, de bens do patrimônio tombado da cidade, a exemplo da Estação Ferroviária”, detalhou.
História e identidade
A emancipação política de São João do Rio do Peixe ocorreu em 8 de outubro de 1881. Desde então, a data é lembrada anualmente por meio da Semana do Município, que resgata tradições e reforça o sentimento de pertencimento da população. Mais do que uma data no calendário, o aniversário da cidade reafirma a trajetória de um povo que, ao longo de mais de um século, construiu sua história com tradição, trabalho e desenvolvimento.
Confira a programação:
Hoje
- 9h — Inauguração da Sala Maker e novas salas de aula;
- 10h — Inauguração da construção de Sala de Emergência;
- 11h — Aposição da placa na residência onde nasceu Francisco Sales Gaudêncio;
- 17h — Inauguração do Centro de Referência e Assistência Social (Cras);
- 20h — Inauguração do Busto do Padre Sá;
- 20h30 — Lançamento do livro “Nos trilhos da memória — 100 anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe”, organizado por Wlisses Estrela;
- 21h30 — Apresentação cultural com forró pé de serra.
Amanhã
- Festa do copadroeiro São Francisco, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com missas às 5h, 6h30 e 18h e procissão às 17h.
Domingo (5)
- 17h30 — Final do Campeonato Municipal;
- 20h — Revivendo o Terreiro do Forró com o Forró da Terceira Idade e apresentações das bandas Chico Amaro e Os 3 de São João.
Segunda-feira (6)
- 18h — Ciranda de Serviços das Secretarias Municipais e entrega de veículos à Guarda Municipal e à Secretaria de Infraestrutura.
Terça-feira (7)
- 22h — Festa Dançante com as bandas Rei Vaqueiro e Fernandinha.
Quarta-feira (8)
- 19h — Missa em ação de graças pelos 144 anos de emancipação política, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de Outubro de 2025.