O governador João Azevêdo celebrou, ontem, a adesão das empresas Isis Laticínios Belo Vale, Carrefour e Assaí ao edital do ICMS Patrimonial, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa e os engenhos paraibanos.
O ICMS Patrimonial visa assegurar investimentos em reformas, ocupação e melhoria de imóveis localizados no Centro Histórico da capital paraibana, dentro do projeto Viva o Centro, e incentivar o turismo histórico, gastronômico e cultural, por meio da recuperação e ocupação de engenhos de cana-de-açúcar.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância de contar com a parceria do setor produtivo para fortalecer a atividade comercial e cultural em patrimônios históricos da Paraíba. “Esse é um projeto inovador, que faz muito bem ao nosso estado, que revitaliza o Centro Histórico de João Pessoa, onde temos feito investimentos importantes, a exemplo do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação; da Biblioteca Augusto dos Anjos; da abertura do Museu da Cidade de João Pessoa; da revitalização do Palácio da Redenção, onde funcionará o Museu da História da Paraíba; além do Palácio dos Despachos e do Museu das Etnias, que será instalado. O Governo abre mão de receita, mas o impacto é muito positivo, porque estamos resgatando a história da Paraíba e fortalecendo o turismo”, frisou.
O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, evidenciou o fortalecimento do programa ICMS Patrimonial com a adesão de novas empresas. “O programa de revitalização do Centro Histórico e do Caminho dos Engenhos têm uma adesão muito grande, com vários projetos em andamento. E essas empresas que firmaram parceria com o governo para custeá-los terão o mesmo valor creditado do ICMS, tornando-se amigas da cultura e dos engenhos”, disse.
A sócia-proprietária da Isis Laticínios Belo Vale, Izis Madruga, destacou a alegria da empresa de aderir ao ICMS Patrimonial. “Para nós é um motivo de honra e satisfação, principalmente pelo fato de fazer parte dessa história. A Isis representa muito para o estado da Paraíba e agora também vai participar da revitalização do Centro Histórico e deixar sua marca, contribuindo com esse grande projeto do governador João Azevêdo. A nossa empresa está localizada no Sertão da Paraíba, mas é uma referência para o Nordeste e para o Brasil”, comentou.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho; os superintendentes da Associação de Supermercados da Paraíba, Damião Pereira e Cícero Bernardo; a contadora da Isis, Elizabete Nóbrega, estiveram presentes no encontro. O diretor-executivo do Assaí Atacadista, Paulo Pompílio; e a equipe de Relações Governamentais do grupo Carrefour participaram da reunião de forma remota.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de maio de 2025.