Notícias

educação

Estado anuncia novos investimentos

publicado: 11/02/2026 09h05, última modificação: 11/02/2026 09h05
Em solenidade, governo confirmou ampliação de Ecits, criação de escolas cívico-militares e convocação de professores
2026.02.10 Governador abre ano letivo educação © Leonardo Ariel (22).JPG

Evento no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, marcou a abertura do Ano Letivo 2026 da rede estadual de ensino | Fotos: Leonardo Ariel

por Eliz Santos*

“A educação é a mãe de todas as políticas públicas”. Com essa afirmação, o governador João Azevêdo abriu, oficialmente, o Ano Letivo 2026 da rede estadual de ensino, em solenidade realizada ontem, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. O evento marcou o início das atividades escolares e a apresentação de um conjunto de ações e programas que reforçam a prioridade dada ao setor na Paraíba. Mais cedo, o Executivo havia publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação de mil professores aprovados em concurso público.

Durante a cerimônia, João Azevêdo destacou os avanços alcançados nos últimos anos e reafirmou o compromisso com a valorização dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação das oportunidades para os estudantes. O gestor também comemorou o reconhecimento nacional obtido pelo Estado com o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação. Ao todo, 101 municípios paraibanos conquistaram o Selo Ouro; 90, o Selo Prata; e nove, o Selo Bronze — resultado que confirma a evolução dos indicadores educacionais. 

Secretaria apresentou kit escolarSecretaria apresentou kit escolar

“O professor precisa ser valorizado, as escolas precisam ter boas instalações e equipamentos modernos. Receber o Selo Ouro do Ministério da Educação mostra que estamos no caminho certo. Isso comprova que a Paraíba vive hoje o seu melhor momento na educação”, enfatizou o governador.

O vice Lucas Ribeiro ressaltou a importância do ensino na vida dos jovens. “O conhecimento que a gente recebe, compartilha e multiplica com outras pessoas é transformador. Começamos o ano celebrando o Selo Ouro na alfabetização e a maior aprovação proporcional do país no Sisu. Programas como o Conexão Mundo mostram que intercâmbio não é privilégio, é política pública para todos. Isso prova que estamos no caminho certo”, afirmou.

Atualmente, a rede estadual conta com mais de 180 mil estudantes matriculados, distribuídos em 597 escolas presentes em todos os municípios paraibanos, reafirmando o compromisso com uma educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade.

Convocação de professores

A convocação de docentes aprovados em concurso público é uma medida considerada fundamental para ampliar o quadro efetivo da Educação estadual e qualificar ainda mais o atendimento nas escolas. Conforme publicação no DOE, a nomeação dos profissionais deve ocorrer no dia 19 de fevereiro. Uma nova etapa de convocações é prevista para este semestre.

“Nós amanhecemos com a convocação dos mil novos professores — compromisso do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro de que, no início das aulas, ocorreria a convocação. Os nossos professores receberam 10% de reajuste salarial”, comentou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Novidades

O gestor da Pasta destacou que o início do ano letivo chega acompanhado de outras inciativas para fortalecer ainda mais o ensino público. “Hoje é um dia muito especial para a Educação. Em 2026, vamos ampliar escolas em tempo integral, cursos técnicos, o Conexão Mundo e lançar o Conexão Paraíba”, ressaltou Wilson Filho.

Além de novos destinos do Conexão Mundo

O Conexão Paraíba será destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa vai proporcionar experiências de imersão nas macrorregiões do estado, fortalecendo o conhecimento sobre a realidade paraibana.

Outra novidade é a ampliação do Conexão Mundo, que passa a contar com três novos destinos internacionais de intercâmbio: Canadá, Irlanda e Colômbia, ampliando oportunidades acadêmicas e culturais para alunos da rede estadual.

Também foi confirmada a implantação de escolas cívico-militares e da Escola dos Bombeiros nos municípios de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Patos e Santa Rita, ampliando modelos educacionais baseados em disciplina, cidadania e formação integral.

Além das novas ações, o governo reafirmou a continuidade de programas já consolidados, como o Passe Legal, que garante gratuidade no transporte público para estudantes da rede estadual, e o Primeira Chance, que oferece acesso a estágios.

Protagonismo estudantil

A programação cultural também ganhou destaque, com o anúncio da edição 2026 da Festa Literária da Rede Estadual (Flirede), que terá como homenageada a escritora paraibana Violeta Formiga, poetisa vítima de feminicídio. O evento ocorrerá em parceria com o programa Antes que Aconteça, que passa a integrar, oficialmente, as ações pedagógicas da rede estadual.

Criadora da iniciativa, a senadora Daniela Ribeiro ressaltou a importância de transformar políticas públicas em legado. “Deixar uma secretaria com um legado é muito bonito. Quando as pessoas acham que um jovem não tem capacidade de fazer o melhor, elas se surpreendem ao ver as ações sendo realizadas. A educação é o caminho para construir uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou.

Outro momento aguardado será o Festival de Arte e Cultura na Escola — Arte em Cena, que estimula a produção artística dos estudantes em diversas linguagens. Neste ano, o evento homenageará o músico paraibano Herbert Vianna, valorizando o talento e a criatividade da juventude.

Expectativas

Quem também vive o início do ano letivo com entusiasmo são os próprios alunos da rede estadual. A estudante Keuhanny Pereira, de 16 anos, matriculada no 3o ano do curso técnico de Informática da Escola Cidadã Integral (Ecit) Oswaldo Pessoa, em João Pessoa, contou que 2026 será um período de grandes desafios e oportunidades, especialmente na área de Tecnologia e Inovação.

“Estou muito animada. Vêm muitas competições, principalmente a Paraibana de Robótica, que reúne estudantes do estado todo. Além disso, teremos um mundial, com contato com pessoas de outros países. É uma imersão cultural muito rica. Estou muito ansiosa para começar”, afirmou.

Para o professor Eraldo Pereira, orientador das equipes de robótica da escola, o ano também promete novos desafios e conquistas. “Temos uma equipe muito boa, já somos medalhistas no estado, no Brasil e na América do Sul. Agora, teremos a competição mundial. Ver alunos da rede pública competindo como atletas internacionais é um ganho enorme para toda a sociedade. Eu também sou fruto da escola pública e sei o quanto isso transforma vidas”, frisou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de fevereiro de 2026.