O governador João Azevêdo recebeu, na tarde de ontem, na Granja Santana, em João Pessoa, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual apresentou as oportunidades de investimentos e de cooperação técnica da Paraíba nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, abastecimento de água e saneamento.
O encontro — que contou com a participação dos secretários Claudio Furtado (Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior) e Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), além do assessor-executivo da Embaixada da Índia no Brasil, Gustavo Maluly — teve como foco o fortalecimento da parceria entre Índia e Brasil, tendo a Paraíba como estado estratégico diante dos avanços alcançados nos últimos anos.
O governador João Azevêdo ressaltou que a Paraíba está pronta e à disposição para construir parcerias de interesses conjuntos e colocou a sua equipe de Governo para fazer uma apresentação de suas potencialidades e de oportunidades de negócios para empresários indianos que tenham interesse em investir no Brasil.
“Nossa equipe de governo está à disposição da Embaixada da Índia no Brasil para a troca de experiências e para receber novos investimentos”, destacou.
O gestor estadual apresentou ao embaixador projetos como o Polo Turístico Cabo Branco, o Radiotelescópio Bingo, a Cidade da Astronomia, o Centro de Computação Quântica e o Polo Tecnológico Horizontes da Inovação. João Azevêdo também destacou o bom momento econômico e financeiro do estado como polo de atração de novos investimentos.
O embaixador Dinesh Bhatia reconheceu as potencialidades econômicas, turísticas e de inovação do estado da Paraíba, destacando que há sinergia em áreas como abastecimento e saneamento, energias renováveis e computação avançada — temas tratados como estratégicas para a Índia.
“A Índia e o Brasil são parceiros estratégicos no cenário internacional e vejo o estado da Paraíba e os seus gestores abertos para construirmos parcerias de interesses mútuos”, afirmou, convidando o governador João Azevêdo para conhecer a Embaixada da Índia no Brasil, em Brasília.
Na área de Educação, o governador e o embaixador conversaram sobre a viabilização de uma cooperação técnica para a formação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado na Índia, por meio dos programas Conexão Mundo e Paraíba sem Fronteiras. O diplomata também destacou que o governo indiano estimula com bolsas os estudantes dos países do Eixo Sul para 300 cursos de média e curta duração aplicados na língua inglesa e está bastante avançado em projetos de computação avançada.
O secretário Claudio Furtado ressaltou o forte vínculo das universidades públicas paraibanas com professores indianos que atuam e atuaram em João Pessoa e Campina Grande e foram importantes para o desenvolvimento em áreas como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Tecnologia, aprofundando esse intercâmbio com a Índia, que é referência na área das novas tecnologias.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de janeiro de 2026.