Notícias

incentivo ao esporte

Estado e CBV renovam parceria

publicado: 29/01/2026 09h11, última modificação: 29/01/2026 09h11
Em reunião, gestores confirmaram a realização de uma nova edição do Paraíba World Beach Games, no próximo mês
João e Radames Lattari_Foto - Francisco França Secom-PB.jpeg

Radames Lattari classificou competição como “grandiosa e espetacular” e celebrou os investimentos da Paraíba em voleibol | Foto: Francisco França/Secom-PB

O governador João Azevêdo recebeu, ontem, na Granja Santana, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radames Lattari, para tratar sobre a realização de mais uma edição do Paraíba World Beach Games em João Pessoa. Durante a reunião, foi definido que a edição deste ano será antecipada para o fim de fevereiro e seguirá até o início de abril, possibilitando que João Pessoa seja, pelo terceiro ano consecutivo, a capital brasileira dos esportes de praia.

As datas das competições dos esportes de praias disputadas na grande arena armada na Praia de Tambaú serão anunciadas em uma solenidade no Espaço Cultural. Mas a Confederação Brasileira de Vôlei confirmou que conseguiu assegurar a realização de uma etapa do Campeonato Brasileiro e uma etapa do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia durante o Paraíba World Beach Games, além dos campeonatos nacionais de outras modalidades, a exemplo do futvolei, futebol de areia e handebol.

O governador João Azevêdo disse que é com muita alegria que, em comum acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, o Paraíba World Beach Games mudará de data, mas continuará sendo um evento extraordinário, que entrou definitivamente no calendário de eventos esportivos do estado. “A Paraíba continua parceiro do vôlei brasileiro e mundial e nós vamos ter aqui a etapa nacional, a etapa do mundial, para que a gente continue fazendo da Paraíba um centro esportivo mundial”.

O gestor destacou que, no ano passado, foram 70 dias de realização dos jogos com esportes ao ar livre, esportes de mar, esportes que verdadeiramente fazem com que essa cidade entre numa efervescência muito grande, com a participação de mais de 10.500 atletas e grande presença de turistas. 

O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Radames Lattari, classificou o Paraíba World Beach Games como um evento “grandioso e espetacular” e declarou: “É uma honra para o voleibol fazer parte e trazer este ano algumas das melhores duplas de vôlei de praia do mundo, a exemplo de David Åhman e Jonatan Hellvig (Suécia), campeã olímpica em 2024, e as brasileiras Ana Patrícia e Duda, ouro nas olimpíadas de 2024”.

Radames elogiou o apoio que o Governo da Paraíba tem dado para o crescimento do voleibol e aos esportes de praia e disse que, para este ano, a expectativa é de um sucesso ainda maior. “A Confederação busca valorizar os gestores que compreendem a importância do esporte para a saúde de um povo, para os atletas e para a economia e, por isso, mais uma vez, o Paraíba World Beach Games será realizado”. 

Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, a antecipação do evento atende também a uma demanda do trade turístico para estimular a vinda de atletas, comissões técnicas e turistas no mês de março, que é o início da baixa temporada. “A Paraíba se consolida como a capital dos esportes de praia e como palco deste grande evento, em parceria com as principais confederações esportivas do país e com ampla cobertura dos principais canais esportivos do Brasil e do mundo”, destacou Lindolfo. 

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Federação Paraibana de Vôlei, Carlos Fernandes; o membro da Confederação Brasileira de Vôlei Thiago Gusmão; o gerente do Comitê Organizador do Paraíba World Beach Games, Vitor Hugo; e o secretário-executivo de Esporte e Lazer, Harlem Vilarim.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de janeiro de 2025.