O governador João Azevêdo lançou, na manhã de ontem, a edição 2025–2026 do programa Conexão Mundo Estudantes, que ofertará 400 vagas de intercâmbio para alunos do Ensino Médio da rede estadual. O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira, Zona Sul da capital paraibana.
Durante o lançamento, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do programa, classificando-o como uma oportunidade única na vida dos estudantes paraibanos. “O Conexão Mundo permite a realização de sonhos que, em outras circunstâncias, poderiam parecer impossíveis. Todos sabem o custo de uma viagem internacional e de uma permanência de 60, 90 dias, ou até mais, [no exterior]. Mas o programa oferece a real possibilidade de imersão em uma nova língua, algo fundamental. Esses 400 alunos, que, agora, vão viajar, passaram, junto com milhares de outros, por um curso de formação linguística e, depois, por um processo seletivo. Só esse curso já é um ganho enorme, mesmo para quem não viaja”, afirmou.
O gestor também ressaltou o impacto do investimento público na transformação de vidas. “Estamos lançando o programa com um investimento de R$ 61 milhões, beneficiando estudantes que terão uma experiência de vida inesquecível. Além de aprenderem uma nova língua, eles vão viver outras culturas e participar de atividades educativas em escolas dos países de destino. É uma alegria enorme ver o Estado alcançando um nível de organização que permite levar mais 400 alunos para o exterior”, celebrou João Azevêdo.
O vice-governador Lucas Ribeiro celebrou a eficiência de mais uma política pública do Governo da Paraíba. “Fazer gestão pública é garantir a transformação e a melhoria da vida das pessoas, e os testemunhos que ouvimos hoje nos tocam e atestam o nosso sentimento de dever cumprido e de estarmos no caminho certo. Nós sabemos que por meio da Educação podemos mudar a vida das pessoas porque não é apenas o aprendizado de um idioma, mas a proporção de novas oportunidades”, sustentou.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, também exaltou a iniciativa. “A Secretaria de Educação e o Governo do Estado têm apostado muito nessas experiências. Não é só com livros que se constrói o conhecimento, mas também com vivências. A experiência de um intercâmbio estudantil, de aprimorar uma nova língua, é extraordinária para os estudantes que participam. O Conexão Mundo já é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil,” pontuou.
Novidades
Uma das grandes novidades desta edição é que, pela primeira vez, estudantes do 1º ano do Ensino Médio também poderão participar do programa. Até o ano passado, a oportunidade era restrita aos alunos do 2º ano. A ampliação representa um avanço no acesso e uma valorização ainda maior da educação pública, garantindo que mais jovens possam vivenciar a experiência de um intercâmbio internacional.
Outro destaque é a ampliação dos destinos internacionais. Nesta edição, além dos países já contemplados anteriormente, como Chile, Reino Unido e Espanha, o programa passará a incluir Irlanda, Canadá e Colômbia. A expansão reforça o compromisso do Governo da Paraíba com a internacionalização da educação e a oferta de experiências multiculturais aos estudantes da rede estadual.
Segundo a coordenadora-geral do Conexão Mundo, Edith Larissa, os estudantes não escolhem diretamente onde farão o intercâmbio. “A definição dos países é feita pela coordenação, de acordo com a modalidade e a organização interna do programa”, explicou.
Inscrições
Edith Larissa detalhou como funcionará o processo seletivo do programa. “Na prática, o programa funciona por etapas. Primeiro, temos a inscrição com análise documental, e depois os estudantes passam por um curso de formação em Língua Espanhola e Língua Inglesa. Ao fim dessa etapa, eles fazem uma prova com 100 questões, cobrindo as quatro competências do estudo do idioma. Nesse ano, teremos um grupo do 1o ano e os demais do 2o ano do Ensino Médio”, informou.
A coordenadora-geral do programa reforçou os requisitos para participação. “As inscrições começam no dia 11, no site da Fundação de Apoia à Pesquisa do Estado (Fapesq). Lá estará disponível o edital, que traz todas as informações e o link de inscrição. Para participar, o estudante precisa estar matriculado na rede estadual; cursar o 1o ou 2o ano do Ensino Médio; ter de 15 a 17 anos; e possuir uma base no idioma e média acima de 7 em Português e em Matemática”, citou.
Experiências
Durante o evento de lançamento do Conexão Mundo, o estudante Kauã Lopes de Farias, de 18 anos, natural de Vista Serrana, compartilhou sua trajetória de superação e conquista por meio do programa. “Assim como vocês, saí numa quarta-feira aleatória de casa, com meu RG e duas canetas, para fazer a prova do Conexão Mundo — uma prova que mudou a minha vida. Eu venho de Vista Serrana, uma cidade pequena do Sertão, com apenas três mil habitantes. Vim de uma família pobre, em que muitos ainda são analfabetos, e, hoje, sou a primeira pessoa da minha família a pisar na Europa. O menino que um dia sonhou com o Conexão Mundo, hoje, apresenta o programa para as próximas gerações. Isso é a prova de que sonhos podem, sim, virar realidade”, declarou.
A estudante Júlia Medeiros, de 17 anos, também compartilhou a experiência de participar do programa. “Eu gostaria de agradecer imensamente pela oportunidade de participar desse intercâmbio, que foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Agradeço ao governador João Azevêdo, ao vice-governador Lucas Ribeiro e a toda a equipe do programa Conexão Mundo — que acompanhou a gente nesse embarque de três meses para a China. Foram dias de descobertas, desafios, aprendizados e, acima de tudo, crescimento. Conhecemos culturas diferentes, fizemos novas amizades, enfrentamos medos e voltamos com o coração cheio de histórias que nunca vamos esquecer”, contou.
A mãe da adolescente, Diana Medeiros, agradeceu a oportunidade concedida a Júlia e a outros jovens. “Essa foi uma experiência transformadora, que nos dá orgulho e alegria e, por isso, é difícil de colocar em palavras. Os nossos filhos tiveram benefícios acadêmicos e culturais. Eu agradeço a toda equipe do Conexão Mundo pela condução e pela seriedade em cada etapa, pelo acolhimento com as famílias que nos deu muita leveza de poder curtir à distancia o que os nossos filhos estavam vivenciando. Minha filha voltou mais segura, mais aberta ao mundo e só temos que comemorar as conquistas”, frisou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de julho de 2025.