Notícias

Estado lança programa Amanhã Digital em João Pessoa

publicado: 27/05/2025 08h43, última modificação: 27/05/2025 08h43
2025.05.26 Programa amanhã digital © Leonardo Ariel (18).JPG

Evento na Ecit Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, contou com a presença de autoridades políticas e de profissionais da área de Educação | Foto: Leonardo Ariel

por Eliz Santos*

O governador da Paraíba, João Azevêdo, lançou, na manhã de ontem, o programa Amanhã Digital, iniciativa que transformará a experiência educacional dos estudantes da rede pública estadual a partir da integração de novas tecnologias e metodologias inovadoras, com previsão de R$ 200 milhões em investimentos. O evento foi realizado no auditório da Escola Cidadã Integral (Ecit) Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; o deputado federal Wilson Santiago; e os deputados estaduais João Gonçalves e Luciano Cartaxo; além de professores, estudantes e gestores escolares de várias regiões do estado.

O programa reúne uma série de iniciativas que serão implantadas, gradualmente, em todas as escolas da rede estadual. Entre os principais destaques, estão as Salas do Amanhã Digital, que proporcionarão aos estudantes o acesso a chromebooks, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica.

Já nas Salas Maker, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar uma educação prática e colaborativa, utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas de 75 polegadas e kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de solda. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências criativas, digitais e empreendedoras, alinhadas com as demandas do século 21.

Durante o lançamento, o governador João Azevêdo destacou a relevância do investimento na modernização da educação pública. “Nós estamos vivendo um momento de transformação do mundo, por meio da inteligência artificial, da robótica e de tudo o que é disponibilizado em termos de novas tecnologias na área de TI. As escolas têm que se renovar, têm que acompanhar esse processo. As salas e equipamentos que estamos implantando resultarão em uma verdadeira revolução para as escolas. Com isso, nós queremos estimular a criatividade e a inovação no ambiente escolar, dando todas as condições para que nossos jovens conquistem seus espaços no mercado de trabalho, oferecendo a eles o que há de mais moderno, com a aprendizagem na prática”, frisou.

Inicialmente, 100 escolas contarão com as Salas do Amanhã Digital e 20 abrigarão as Salas Maker. Após um período de experiência, a Secretaria de Estado de Educação conduzirá o processo de expansão do programa.

Na solenidade de lançamento do Amanhã Digital, o titular da pasta, Wilson Filho, enfatizou a importância da iniciativa. “Estamos construindo o melhor ano da história da educação, e é claro que nós precisávamos, cada vez mais, incentivar o uso das tecnologias. Não apenas com uma ou outra ação; criamos um programa novo, o Amanhã Digital, que serve como um guarda-chuva de diversas ações”, explicou.

Beneficiados

O estudante Gabriel Figueiredo, da Ecit Pastor João Pereira Gomes Filho, expressou gratidão por vivenciar a implementação do programa Amanhã Digital. “Tenho muito orgulho em dizer que estou fazendo parte do melhor ano da história da educação na Paraíba. Educação é investimento, não é desperdício, não é gasto”, defendeu.

A gestora da Ecit, Janaina Muniz, também celebrou a iniciativa. “É extremamente valioso perceber o reconhecimento da Secretaria de Estado da Educação e saber que contamos com um governador e um secretário atentos às nossas necessidades e comprometidos com a inovação”, declarou.

Parcerias

Durante o evento, também foram anunciadas outras ações integradas ao Amanhã Digital, dentre elas a parceria com as empresas Stellantis e Stem Brasil. O termo de cooperação técnica visa à capacitação de professores e à formação de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, com o envio de kits de materiais de laboratórios para as 70 escolas participantes; realização de percursos formativos presenciais e virtuais para professores de Ciências e Matemática, incluindo conhecimentos de robótica e atividades práticas experimentais mão na massa e feiras de ciências presenciais e virtuais.

A CEO da Stem Brasil, Juliana Zimnerman, destacou a importância do Programa Amanhã Digital e da parceria com o governo paraibano. “Nós já atuamos em 23 estados brasileiros ao longo de quase 20 anos. Buscamos fomentar [a educação], para que os estudantes considerem, em seus projetos de vida, as carreiras técnicas e científicas”, afirmou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de maio de 2025.