Notícias

cidade da astronomia

Estado libera R$ 24 milhões para obra

publicado: 08/07/2025 08h50, última modificação: 08/07/2025 08h50
Localizado em Carrapateira, centro tecnológico promoverá o desenvolvimento regional e mobilizará turistas

A Cidade da Astronomia — obra que representa um marco para o desenvolvimento do município de Carrapateira, no Sertão do estado — está prestes a ser erguida. No fim de semana, o governador João Azevêdo assinou a ordem de serviço do centro tecnológico, no valor de R$ 24 milhões.

“Imagine o que será gerado com a chegada do Radiotelescópio Bingo e da estrutura da Cidade da Astronomia: desenvolvimento via turismo, geração de emprego e renda, impulsionando ainda mais a nossa economia local”, projetou o chefe do Executivo estadual, ao autorizar o início da construção do equipamento público.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Claudio Furtado, ressaltou a importância da Cidade da Astronomia e do Complexo Científico do Sertão para o setor. “Esses equipamentos serão fundamentais para promover o desenvolvimento regional e o avanço da ciência, especialmente por meio da formação de novos cientistas, do letramento científico dos nossos estudantes e da capacitação de professores. Será um verdadeiro farol para o desenvolvimento científico do Sertão”, enfatizou.

A Cidade da Astronomia é uma iniciativa que tem como objetivo criar, em Carrapateira, um centro de popularização da ciência voltado à Astronomia. O espaço reunirá observatórios, planetário, instalações educativas e experiências interativas, promovendo educação científica e turismo astronômico para diversos públicos.

O projeto integra o Complexo Científico do Sertão, um conjunto de iniciativas voltadas ao fomento das pesquisas nas áreas de Astronomia, Paleontologia e Arqueologia. Além da Cidade da Astronomia, o complexo contempla outros equipamentos, como o Radiotelescópio Bingo, em Aguiar, carro-chefe do projeto, com alcance internacional; o Museu de Arqueologia, em Cajazeiras; e o Monumento Parque Vale dos Dinossauros, em Sousa.

O objetivo do complexo é descentralizar a oferta de ciência, tecnologia e inovação, transformando o Sertão em um polo regional capaz de atrair pesquisadores, estudantes e turistas, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 8 de julho de 2025.