Notícias

canal acauã–araçagi

João apresenta projeto em Brasília

publicado: 06/11/2025 09h16, última modificação: 06/11/2025 09h16
Terceira etapa do empreendimento hídrico tem investimentos de R$ 200 milhões e promete beneficiar 18 municípios
Divulgação Secom-PB.jpg

Ministro substituto da Integração e do Desenvolvimento Regional recebeu o governador | Foto: Divulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo manteve, ontem (05), em Brasília, uma audiência com o ministro substituto do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro. Na oportunidade, o gestor paraibano discutiu a terceira etapa das obras do canal Acauã–
–Araçagi, onde serão investidos cerca de R$ 200 milhões.

O chefe do Executivo estadual destacou que o projeto está em fase de licitação para que as obras sejam iniciadas em breve. “Já estamos com a licitação pronta e estamos finalizando os procedimentos burocráticos para que a gente possa iniciá-la e concluir essa grande obra, que vai beneficiar cada vez mais pessoas. Principalmente, os agricultores familiares que estão localizados nos 12 assentamentos do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], onde vamos fazer os sistemas de irrigação e, em breve, vamos assinar a ordem de serviço para concluir a maior obra hídrica do estado”, explicou.

O terceiro lote do canal Acauã–Araçagi beneficiará os municípios de Alagoinha, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Araçagi, Curral de Cima, Pirpirituba, Capim, Mamanguape, Sertãozinho, Serra da Raiz, Belém, Caiçara, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Jacaraú, Logradouro e Campo de Santana.

Ao todo, o projeto do Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba Canal Acauã–Araçagi compreende 17 segmentos de canais abertos com seção trapezoidal, totalizando 130,44 km. A obra visa ao atendimento e abastecimento de água potável para 38 municípios da região, em caráter regular e contínuo, e, durante o período seco, o suprimento de água, permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde o Açude Acauã até o Rio Camaratuba, alcançando mais de 600 mil habitantes.

Também participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Fábio Brito, e o secretário-executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 6 de novembro de 2025.