Notícias

saúde pública

João assina convênios de R$ 43,5 mi

publicado: 25/07/2025 08h28, última modificação: 25/07/2025 08h28
Recursos estaduais garantirão a prestação de serviços ambulatoriais, hospitalares, cirúrgicos e oncológicos
1 | 2
Parcerias com os hospitais Help e Antônio Targino, em Campina Grande, foram firmadas em solenidade no Teatro Facisa | Foto: Julio Cezar Peres
2 | 2
2025.07.24 Governador João Azevêdo assina convênios com hospitais privados © Julio Cezar Peres (21).JPG
2025.07.24 Governador João Azevêdo assina convênios com hospitais privados © Julio Cezar Peres (15).JPG

por Maria Beatriz Oliveira com Secom-PB*

Fortalecer a assistência em média complexidade, ampliar a oferta de cirurgias e de tratamentos oncológicos e assegurar serviços de apoio diagnóstico e terapêutico. Esses são alguns dos objetivos do convênio entre o Governo do Estado e os hospitais Help e Antônio Targino, localizados em Campina Grande. Os acordos — celebrados ontem, em solenidade no Teatro Facisa — representam investimentos superiores a R$ 43,5 milhões.

O convênio com o Hospital Help garantirá a prestação de serviços ambulatoriais, hospitalares e cirúgicos — nas especialidades de aparelho digestivo, cabeça e pescoço, cardiologia, geral, ginecologia, mastologia, neurologia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, plástica, proctologia, torácica, urologia e vascular.

Também serão oferecidos tratamentos contra o câncer, como quimioterapia, radioterapia/braquiterapia e oncohematologia.

Já o convênio com o Hospital Antônio Targino visa fomentar as ações assistenciais ofertadas no âmbito do Instituto Social de Assistência à Saúde (ISAS) nos níveis de assistência médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares e cirurgias.

“Vamos avançar, ainda mais, com suporte e estrutura ao Hospital Help e ao Hospital Antônio Targino, para atender melhor os paraibanos”, exclamou o governador João Azevêdo, ao assinar os convênios.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou que os avanços na Saúde da Paraíba são resultado de um trabalho coletivo.

“A saúde pública só alcançou o patamar atual graças ao empenho de todos que a constroem diariamente. Não é o governador nem o secretário que está presente em cada unidade hospitalar, mas, sim, os profissionais que atuam na linha de frente e fazem essa rede ser tão respeitada. Em 2009, enquanto percorria o estado, ouvi relatos de pessoas que aguardavam cirurgias há até oito anos. Na época, custei a acreditar que isso pudesse ser verdade. E, de fato, não deveria ser. Foi por isso que criamos programas como o Opera Paraíba, que realizou mais de 42 mil cirurgias eletivas somente no ano passado”, disse o gestor.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, destacou o trabalho zeloso do governo para garantir a assistência em saúde em todas as regiões. “Quem atua na área sabe que a Saúde da Paraíba passou por uma transformação nos últimos anos. Conseguimos encurtar distâncias e oferecer tratamento de qualidade. Tenho a honra de ser o secretário que dá continuidade a esse trabalho. Meu compromisso, agora, é mantê-lo e ampliá-lo”, sustentou.

O diretor da Fundação Pedro Américo, que administra o Hospital Help, Dalton Galdelha, comemorou a parceria com o Governo do Estado.

“Para nós é uma alegria contribuir com esse grande projeto de fortalecimento da assistência à saúde, com a força da nossa equipe e qualidade dos nossos serviços médicos, realizando uma transformação na Medicina de Campina Grande e da Paraíba”, disse.

O gestor revelou que o Hospital Help está prestes a se tornar a primeira unidade de transplantes instalada em uma cidade do interior das regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, a autorização para que o hospital atue como centro transplantador de coração, fígado, rins e medula óssea deve ser publicada na próxima semana.

“Atualmente, já realizamos transplantes de córnea e somos responsáveis por 80% de todos os procedimentos desse tipo na Paraíba. A autorização para expandir esses serviços representa um avanço significativo, e o apoio do governador tem sido fundamental nesse processo. É um ganho extraordinário para a sociedade, não apenas pela importância de salvar vidas, mas também pelo fortalecimento da Medicina como um todo. Isso é o que chamamos de pensar a saúde com grandeza: colocar o ser humano no centro das ações”, destacou Dalton Gadelha.

O diretor do Hospital Antônio Targino, Wollner Targino, agradeceu ao governador João Azevêdo pela sensibilidade e responsabilidade na condução das políticas públicas de saúde na Paraíba.

“Hoje, vivenciamos um momento histórico para a Saúde da Rainha da Borborema. Mais do que uma simples parceria institucional, este ato simboliza o verdadeiro compromisso com o bem-estar e a saúde da população de Campina Grande e região”, destacou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de julho de 2025.