O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, visitou, ontem, a Zona Rural de Alagoa Grande para inaugurar a nova infraestrutura de telefonia móvel e internet nas comunidades de Zumbi e Canafístola. A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e tem como meta promover o desenvolvimento regional, aprimorar a infraestrutura e ampliar o acesso à comunicação e à qualidade de vida dos moradores.
Com a implantação do novo sistema, aproximadamente 26,7 mil pessoas passarão a contar com cobertura de internet e telefonia em suas residências e seus dispositivos eletrônicos. O investimento total na infraestrutura de comunicação foi de R$ 769 mil.
Na comunidade Zumbi, Frederico de Siqueira Filho destacou a importância da conectividade, durante a entrega da nova torre 5G.
“É uma alegria imensa estar aqui, fazendo a entrega dessa torre 5G, porque sabemos que, quando a conectividade chega, estamos entregando também infraestrutura, desenvolvimento social, melhor acesso a serviços públicos e fortalecendo o exercício da cidadania. Tenho certeza de que, com iniciativas como essa, estamos melhorando a qualidade de vida, proporcionando entretenimento, conteúdo e, sobretudo, garantindo que as pessoas não precisem deixar seus locais de origem para se conectar com os cantos e recantos do Brasil. Estamos levando a internet 5G como uma política essencial para o brasileiro”, afirmou o ministro.
A nova infraestrutura de comunicação é operada pela empresa privada Brisanet, principal responsável pela cobertura de telefonia móvel e internet na região. O prefeito de Alagoa Grande, Neto Carneiro, comemorou o investimento. “Uma das prioridades quando andamos nas ruas e ouvimos o povo é a conectividade. A população pedia um sinal de telefone e de internet melhor, e hoje estamos podendo entregar isso”, destacou.
Para a estudante Geovana Santos, de 19 anos, a chegada da nova infraestrutura de conectividade trará mais praticidade ao seu dia a dia. “Normalmente, quando queríamos fazer algo na internet, precisávamos ir até [a Zona Urbana de] Alagoa Grande para conseguir um sinal melhor. Agora, não vamos mais precisar nos deslocar para isso”, contou a jovem.
Educação
A agenda do ministro em Alagoa Grande também incluiu uma visita à Escola Municipal Severino Ramalho, beneficiada pelo programa Escolas Conectadas. Na ocasião, o gestor acompanhou a instalação da rede de internet em toda a unidade de ensino. A iniciativa integra a estratégia do Ministério das Comunicações de ampliar a inclusão digital, fortalecer os serviços públicos e levar conectividade a regiões historicamente com acesso limitado às telecomunicações.
“Essa escola atenderá cerca de 200 alunos a partir de fevereiro, e fizemos questão de acompanhar de perto a implantação da internet wi-fi. Estamos cumprindo a estratégia nacional das Escolas Conectadas, garantindo velocidades adequadas para que os estudantes possam acessar conteúdos digitais e ampliar seu aprendizado. Isso representa mais conhecimento e oportunidades para o futuro dessas crianças”, ressaltou Frederico de Siqueira Filho.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de janeiro de 2025.