Notícias

empreendedorismo e inovação

Paraíba adere a programa nacional

publicado: 09/09/2025 08h39, última modificação: 09/09/2025 08h39
Reunião entre governo e MDIC ressaltou os avanços da participação na Estratégia Nacional da Economia de Impacto
2025.05.13 parque tecnológico horizontes da inovação © Carlos Rodrigo (26).JPG

Entrega da sede do PTHI é um dos principais investimentos do estado no empreendedorismo | Foto: Carlos Rodrigo

O governador João Azevêdo participou, ontem, de uma reunião virtual com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), oportunidade em que avançou na adesão da Paraíba à Estratégia Nacional da Economia de Impacto (Enimpacto), que visa incentivar o empreendedorismo e a geração de impactos sociais e ambientais positivos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a expertise da Paraíba em projetos voltados para a tecnologia, inovação e empreendedorismo. “Nós vamos ser o primeiro estado do Brasil a instalar um computador quântico, vamos inaugurar em breve a sede do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI), também estamos instalando o maior radiotelescópio da América Latina — Bingo — no Sertão e todos esses investimentos fizeram a Paraíba ocupar a quinta colocação do país e a primeira do Nordeste em Inovação no Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública”, frisou, ao destacar que a adesão do estado ao Enimpacto fortalecerá essas iniciativas.

Por sua vez, o secretário adjunto da Secretaria de Economia Verde do MDIC, Lucas Maciel, evidenciou os principais eixos de atuação do Enimpacto e parabenizou o Governo Estadual pelas iniciativas já adotadas no segmento do empreendedorismo. “Nós queremos impulsionar negócios de impacto, com a capacitação de empreendedores, ações de educação ambiental e tratamento de água, recuperação de florestas para promover o desenvolvimento e resolver problemas sociais e ambientais, com foco na inovação tecnológica e social”, disse.

O Enimpacto também atua em parceria com empresas privadas e universidades, visando à diminuição dos problemas sociais do país, ao aprimoramento das políticas públicas e à melhoria da qualidade de vida da população.

Também participaram da reunião virtual o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado; o secretário-executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire; a coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, Franciele Garcia; a titular da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), Júlia Cruz; a coordenadora-geral de Economia Verde e de Impacto, Giselle Sakamoto; e o coordenador do Enimpacto, Hérrison Dutra.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 9 de setembro de 2025.