Notícias

em joão pessoa

TRE-PB inicia coleta biométrica

publicado: 02/10/2025 09h14, última modificação: 02/10/2025 09h14
Meta é cadastrar cerca de 30 mil eleitores da capital paraibana até o dia 17; cidadãos precisam agendar atendimento
Gabriela Lçndres_F. Evandro (2).JPG

Atualização permite participação eleitoral e acesso a serviços públicos | Foto: Evandro Pereira

por Eliz Santos*

Manter o título eleitoral atualizado significa garantir o direito de votar e de participar das decisões democráticas do país. E, com o objetivo de alcançar 100% do eleitorado paraibano, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou, na manhã de ontem, mais uma etapa da coleta biométrica em João Pessoa. No primeiro dia, 64 pessoas estavam agendadas para atendimento na sede do Tribunal. O prazo para regularização estende-se até o dia 17 de outubro.

O atendimento está sendo realizado em dois pontos: na sede do TRE-PB, localizada na Avenida Princesa Isabel, no 201, Centro, das 8h às 14h; e na Casa da Cidadania do Manaira Shopping, das 8h às 17h. Para ser atendido, o eleitor precisa realizar um agendamento prévio e, no momento da regularização, apresentar um documento oficial com foto.

O desafio imediato é cadastrar aproximadamente 30 mil eleitores da capital que ainda não realizaram a biometria. De 29 a 30 de setembro, foram enviadas 9,8 mil mensagens, e um novo lote — com 6,5 mil eleitores — deverá ser chamado para atendimento dos dias 13 a 17 deste mês. Segundo a Justiça Eleitoral, a identificação digital é o método mais seguro de confirmação da identidade do eleitor. “Quando você coloca o dedo, não há dúvida: você é você. Isso evita falhas, reduz etapas e garante eleições mais ágeis e seguras”, reforçou um dos servidores do TRE-PB a uma pessoa que estava sendo atendida, enquanto o jornal A União acompanhava o cadastro.

Além de João Pessoa, a coleta biométrica vem ocorrendo em cidades do interior do estado, também a partir de notificações enviadas por WhatsApp. O chamamento, como denomina o TRE-PB, tem surtido efeito positivo e mobilizado os eleitores para comparecerem aos cartórios eleitorais. Quem foi convocado, mas não conseguiu comparecer na data indicada, pode procurar o cartório eleitoral a qualquer momento e realizar o cadastramento, sem necessidade de aguardar nova convocação.

De acordo com a Seção de Sistemas e Orientação do Cadastro (Sesoc), em 1o de setembro, havia 144.476 eleitores paraibanos sem biometria registrada. Após o início da convocação por mensagens, cerca de três mil pessoas já compareceram, em outras cidades do estado, para realizar o procedimento, enquanto aproximadamente 120 mil cadastros permanecem pendentes.

Atualmente, a Paraíba ocupa a quarta posição no ranking nacional de biometrização, com cerca de 96% do eleitorado já cadastrado — ficando atrás apenas de Paraná, Roraima e Piauí. O estado possui aproximadamente três milhões de eleitores. Apesar do bom desempenho paraibano, a meta da Justiça Eleitoral é que todos os estados alcancem a totalidade do cadastramento biométrico, em um esforço nacional voltado a fortalecer a democracia.

A chefe da Seção de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Cibele Sousa, reforçou que a atualização biométrica vai além do processo eleitoral. “O cadastro biométrico é fundamental não só para a identificação no dia da eleição, mas também para garantir acesso a serviços públicos, como a plataforma Gov.br e benefícios do INSS. O que pedimos é que o eleitor não espere a obrigatoriedade chegar, mas se antecipe e mantenha seu título o mais completo possível”, afirmou.

Já o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, ressaltou a importância de ampliar a adesão. “É fundamental sanar essa pendência para reforçar a segurança do processo eleitoral no próximo ano. Estamos preparados para realizar com eficiência o cadastramento biométrico, medida essencial para garantir maior confiabilidade na identificação do eleitor na urna e reduzir, ao máximo, o número de eleitores ainda não biometrizados na Paraíba”, declarou.

O TRE-PB lembra que, com 100% do eleitorado biometrizado, a identificação torna-se mais rápida na cabine de votação e fraudes são praticamente eliminadas. Para consultas ou dúvidas sobre a situação eleitoral, basta enviar mensagem de WhatsApp para o número (83) 3512-1500.

Voz do eleitor

A estudante Maria Eduarda Amorim decidiu comparecer assim que recebeu a convocação, preocupada em manter seu título regularizado e evitar pendências com a Justiça Eleitoral. “Antes, eu não precisava, mas vi que era importante porque me mandaram até uma mensagem. Então, eu vim logo, porque a gente tem que fazer nosso cadastramento para regularizar o título o quanto antes. E não quero deixar nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral”, garantiu.

Já o estudante Airam Cavalcante reconheceu que só procurou o atendimento após a convocação oficial. “Eu realmente tinha esquecido que precisava fazer isso. Na eleição passada, disseram que não seria necessário, por causa da Covid, e acabei deixando de lado. Com a correria da faculdade e outras coisas, não lembrava mais. Quando recebi a notificação por WhatsApp, agendei, compareci e deu tudo certo. O processo foi simples e rápido, em menos de 10 minutos finalizei tudo”, contou.

A servidora Gabriela Londres também aproveitou a oportunidade para atualizar seu cadastro. “A possibilidade de agendar a biometria em um ponto central, com atendimento rápido e de qualidade, tornou tudo mais acessível. O prazo definido e a oportunidade de atualização facilitaram bastante. No meio da correria do dia a dia, esse agendamento garante que o eleitor consiga regularizar seus dados junto à Justiça Eleitoral de forma prática e sem complicações”, apontou.

Projeto leva cidadania e inclusão às escolas

A campanha de cidadania nas escolas do TRE-PB, intitulada “Acessibilidade e Diversidade”, terá uma nova ação hoje. A iniciativa ocorre a partir das 9h, na Escola Municipal Arnaldo de Barros, no Bairro dos Novais, em João Pessoa.

O evento é realizado pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (Naid) em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE). O objetivo é promover a conscientização sobre cidadania, acessibilidade, diversidade, equidade racial e respeito à comunidade LGBTQIA+, estimulando a participação social nos jovens e o exercício dos direitos democráticos.

Na ocasião, a responsável pelo Naid, Valnia Lima Veras Mariani Alves, abordará em palestra a importância do exercício da cidadania, com ênfase na inclusão de grupos minoritários. Já a atividade prática compreenderá uma simulação de votação na urna eletrônica, com candidatos fictícios — representando figuras públicas já falecidas e não necessariamente brasileiras.

“Vamos apresentar aos jovens o trabalho desenvolvido no TRE-PB e o quanto a democracia é fundamental à sociedade. Os estudantes também terão contato com recursos acessíveis na urna eletrônica, além da simulação de candidaturas com personagens emblemáticos, como a artista Frida Kahlo e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela”, informou Valnia.

TSE

O TRE-PB está alinhado com a campanha “Votar é meu direito. Garantir meu acesso ao voto é dever da Justiça Eleitoral”, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa visa ampliar a inclusão de eleitores e eleitoras com deficiência ou mobilidade reduzida no processo eleitoral, promovendo a igualdade de acesso.

De acordo com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, a iniciativa é mais uma ação da Justiça Eleitoral brasileira para ampliar a inclusão de todas as pessoas que tenham alguma limitação para o exercício do direito de votar, de participar e de ser votadas. “O TSE tem adotado algumas campanhas, não apenas para assegurar a esse público o acesso ao processo eleitoral, mas também para que haja um chamamento para que as pessoas saibam que podem participar de uma forma mais efetiva”, disse.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de outubro de 2025.