No dia 31 de março, o domingo retrasado, o ator norte-americano Vincent Martella, de 31 anos, postou em suas redes sociais uma foto em que usava uma camisa com os dizeres, em português: “Eu sou famoso no Brasil”. Quando mais jovem, ele estrelou uma sitcom chamada Todo Mundo Odeia o Chris, fazendo o papel do amigo do Chris, o Greg.
Todo Mundo Odeia o Chris foi levado ao ar, nos Estados Unidos, entre 22 de setembro de 2005 a 8 de maio de 2009 e chegou no Brasil, via canal pago (Sony), ainda em 2005. Nos EUA, ela é pouco lembrada, mas no Brasil é um fenômeno. Isso porque desde 2006, quando a Record adquiriu os direitos, ela é exibida no país. A Record já deixou de exibi-la algumas vezes, mas nesse vai-e-vem, a emissora mantém o programa na grade de exibição, levando-o ao ar aos domingos, entre 12h45 e 13h45.
Acontece que o Grupo Globo também adquiriu os direitos, e conta com as quatro temporadas no catálogo da Globoplay. Outros dois streamings também têm Todo Mundo Odeia o Chris, pelo menos em seu catálogo brasileiro: Prime Vídeo e Paramount+, mantendo bem acesa a chama do programa no país. Portanto, ao estampar que era famoso no Brasil, Vincent não estava errado, e a maior prova disso foi a repercussão que a foto obteve, alçada ao topo das trends durante toda a semana que passou e sendo notícia nos principais portais do país.
Nos comentários da postagem, em meio a frases clássicas do roteiro (“Cara, ela está tão na sua” é a mais citada), os fãs lembraram que enquanto o Vincent/Greg declarava seu amor ao Brasil, Tyler James Williams, o intérprete do Chris, demonstrou antipatia com a manifestação dos brasileiros em suas redes sociais. Resultado, o fandom propôs que o Brasil fizesse o número de seguidores de Vincent superasse o de Tyler nas redes sociais. E assim, o Greg passou de 200 mil seguidores no Instagram para mais de 5,5 milhões em apenas uma semana, um feito e tanto, o dobro do que o ator do Chris possui.
Em meio ao furacão Greg, os brasileiros deram início a uma campanha para que o Vincent Martella viesse ao país, incluindo aí um convite de Peter Jordan para que ele participasse do Imagineland, endossado pelo governador João Azevêdo, que ao replicar a postagem do influenciador e um dos sócios do evento de cultura pop que acontece em João Pessoa no fim de julho, acrescentou: “Estamos te esperando pra comer muito cuscuz e ver o primeiro nascer do sol das Américas”.
A campanha para ele vir ao Brasil fez barulho, claro, e o ator seguiu postando mais conteúdos voltados ao Brasil (como quando elogiou a dublagem em português de seu personagem). E exato uma semana depois de publicar a foto, uma postagem conjunta de Vincent Martella, Peter Jordan e Imagineland cravou a notícia que chacoalhou novamente a internet: o Greg estará em João Pessoa, em sua primeira visita ao Brasil, para participar dos três dias de Imagineland (26, 27 e 28 de julho).
Em menos de uma hora, a postagem gerou cinco milhões de visualizações, além de milhares de curtidas e comentários, muitos pedindo o encontro entre o ator norte-americano e o dublador brasileiro do personagem, Erick Bougleux, no palco do Imagineland. O anúncio mostrou que o evento de cultura pop, hoje um dos principais do país, tem musculatura para atrair artistas de peso. E ainda há muito por vir.
Vincent Martella, portanto, vem conversar com os fãs sobre o Todo Mundo Odeia o Chris (ele integra o elenco principal do seriado, e está nos 88 episódios que o programa rendeu), mas também sobre a carreira dele. Ele fez uma participação em The Walking Dead (e é bom lembrar que, em fevereiro, o Imagineland anunciou a vinda de um dos atores principais da série, Michael Cudlitz) e emprestou sua voz a algumas animações - fez, por exemplo, a voz do Phineas Flynn do seriado Phineas e Ferb. E, quem sabe, ele prova do nosso cuscuz e conhece as belezas do nosso estado.
*Artigo publicado originalmente na edição impressa do dia 09 de abril de 2024.