Guarabira
O município de Guarabira será o ponto de partida para mais uma grande celebração da cultura e do turismo da região do Brejo paraibano. Na próxima segunda-feira (22), será lançada oficialmente a nova edição da Rota Cultural Raízes do Brejo, iniciativa promovida pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, com o apoio e o patrocínio do Governo da Paraíba, do Banco do Nordeste e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae-PB). No evento, será apresentada as datas e a programação de cada uma das 10 cidades que fazem parte da Rota, e também detalhes do circuito itinerante deste ano. O evento, que começará às 16h, no Eco Club Vale Verde, contará com apresentações culturais e artísticas por parte do Grupo de Choro Chorata, de Campina Grande, e do Boi de Reis Mestre Ivanildo, de Serra da Raiz.
João Pessoa
A Prefeitura de João Pessoa não está investindo apenas na infraestrutura da cidade para melhorar a experiência dos turistas e, consequentemente, de seus moradores, mas, sobretudo, na inclusão das pessoas PcD e idosos. Um exemplo são os banheiros disponíveis para esses dois públicos no CAT Adaptado – Centro de Atendimento ao Turista, localizado na praia do Cabo Branco. A estrutura de bares e quiosques instalados nas calçadinhas das praias entre Manaíra e Cabo Branco, em sua maioria, ainda não oferece banheiros adaptados. Como a Capital paraibana tem sido um dos roteiros mais procurados por esse público, nada natural do que investir em equipamentos que tenham o acolhimento necessário para atender todos os clientes de uma forma igualitária.
Solânea
O projeto Caravana Interatos, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) chega ao município de Solânea, hoje (19) e sábado (20), com atividades nas linguagens artísticas de teatro e dança. A primeira atração é o espetáculo “Guerreiro”, do Grupo Moijargão de Teatro, hoje, às 19h30. No sábado, das 14h às 17h, o artista Rafael Sabino ministra a oficina “Investigação em Dança Contemporânea a partir do ritual do Toré Potiguara - PB”. Para finalizar a passagem pelo município, a Caravana Interatos apresenta Um Conto De Amor Nordestino, do coletivo Sonhe Que Dá (Bayeux/PB), a partir das 19h30. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Municipal Jacob Soares Pereira.
Forró Raiz
O primeiro Festival Internacional do Forró de Raiz que ocorreu em Lille, na França, entre os dias 11 e 15 de setembro, evento realizado pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura, foi um feito inédito na Europa. Como pioneira, em um marco histórico para o estado no âmbito da cultura, a Paraíba celebrou a Temporada Brasil-França 2025: 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O evento reafirmou a submissão da candidatura do Forró a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, compromisso estratégico junto aos nove estados nordestinos em torno do reconhecimento internacional do ritmo.
Cacimba de Dentro
Um passeio pelas raízes e história de Cacimba de Dentro, vai te levar de volta ao tempo com muita emoção e aventura. O município que fica distante a 170 km da capital paraibana, teve a sua criação intrincada com a história de municípios vizinhos, a exemplo de Bananeiras e Araruna. As terras que deram origem ao município eram de propriedade de um senhor morador de Bananeiras, Estevão José Rocha, que também possuía as terras que deram origem à Araruna. Em 1923 com a chegada de novos moradores de Araruna, entre eles Pedro Targino da Costa Moreira, considerado o fundador do povoado, que tudo começou. Ele construiu um mercado público, abriu uma casa de comércio e ergueu diversas moradias para alugar ou vender às famílias que chegavam. O povoado passou a ser distrito de Araruna por volta de 1931, mas foi emancipado politicamente em 1959. Essa história é vivenciada hoje no casarão, construído em 1922 por Yoyô Moreira, que é aberto para visitação pública mediante agendamento. Segundo Arthur Targino, descendente e responsável pela revitalização, o casarão tem grande valor afetivo, guardando memórias que atravessam gerações.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2025.