João Pessoa
Devido às férias de julho, em João Pessoa, a rede hoteleira está com uma média de ocupação que deve chegar a 75%, com muitos hotéis superando a marca dos 90% nesse período. Ao todo, o setor dispõe, atualmente, de 7.869 leitos. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira — seccional Paraíba (Abih-PB), que conta com 47 meios de hospedagem e duas empresas de receptivo. A média de ocupação hoteleira confirma os números de vendas de duas das principais operadoras de turismo da América do Sul: CVC e Azul Viagens. Conforme a CVC, João Pessoa apresentou um crescimento de 220% entre as vendas de pacotes turísticos para a Paraíba. Esse índice é confirmado pelo Setor de Inteligência Competitiva da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
João Pessoa II
Em março, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), recebeu, pelo segundo ano consecutivo, uma placa de Menção Honrosa pelo desempenho de vendas, em 2023, por parte dos parceiros da Azul Viagens. A homenagem aconteceu durante a solenidade de entrega do Troféu Arara Azul, que premia os destinos turísticos brasileiros mais comercializados, assim como agências de viagens. No ano passado, conforme dados da operadora, o Destino Paraíba registrou crescimento de 105% nas vendas.
Cruz do Espírito Santo
Fonte da recém-eleita melhor cachaça branca do Brasil, conforme o renomado ranking da Cúpula da Cachaça — formada por especialistas de todo o país —, o Engenho Nobre, em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa, também vem se destacando nas áreas de bioconstrução e turismo. Quem visita o empreendimento se encanta com suas instalações, em formato totalmente diferente do convencional. Aliar a produção da cachaça à bioconstrução, ainda na concepção do projeto arquitetônico do engenho, foi ideia de seu proprietário, o mineiro Murilo Vilela Coelho. Com telhas ecológicas e paredes de solo-cimento de 45 cm de espessura, as estruturas do local criam um ambiente térmico ideal para o armazenamento e envelhecimento das cachaças.
Campina Grande
As festas de São João, bem representadas em toda a Paraíba, atraíram para Campina Grande e região um grande número de turistas de todas as partes do país. De acordo com dados da Aena Brasil, no mês de junho, o Aeroporto João Suassuna apresentou um aumento de 53,8% na quantidade de passageiros, em relação ao mesmo período do ano passado. No total, quase 35 mil pessoas embarcaram e desembarcaram na cidade, durante os 30 dias de junho. O número de voos e decolagens também teve um crescimento de 61,1% no mês passado. Ao todo, foram contabilizadas 817 operações de aeronaves no terminal da Rainha da Borborema.
Serraria
O Caminhos do Frio 2024 se prepara para desembarcar em mais uma cidade do Brejo paraibano. Desta vez, o destino é Serraria, conhecida por seus engenhos e suas paisagens serranas. Estima-se que mais de 40 mil pessoas devem prestigiar, ao todo, os sete dias de programação serrariense, que começa na próxima segunda-feira (29), às 19h. Na cerimônia de abertura, a gestão municipal homenageará o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e o jornalista Wellington Farias, com a peça teatral “Engenhos: Um Auto Armorial”, na Praça Antônio Bento. O tema do festival, a propósito, é o Movimento Armorial, ressaltando a importância do legado deixado por Ariano. Além disso, a programação será focada em obras e apresentações de artistas da terra. A rota cultural, que já passou por Areia, Pilões, Matinhas e Solânea, ainda seguirá para Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova, encerrando--se em setembro.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de julho de 2024.