João Pessoa
A Era Jurássica desperta curiosidade e encanto no imaginário de adultos e de crianças. Para proporcionar uma experiência cheia de diversão, o Luzzco, primeiro espaço de arte imersiva em João Pessoa, preparou o espetáculo “Reino dos Dinossauros”, que vai até o fim deste mês. A sessão é aberta com um cenário de museu, onde os visitantes podem conhecer detalhes do mundo dos dinossauros, antes de serem transportados para uma floresta em alta resolução. Os animais ganham vida por meio da computação gráfica e são apresentados com o auxílio de 11 projetores bem posicionados, com imagens realistas e sons que auxiliam no processo de imersão.
Paraíba
A Paraíba é o estado brasileiro com o maior crescimento nas vendas de passagens para turistas nacionais, registrando um aumento de 30% nas chegadas entre outubro e dezembro de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são da plataforma internacional ForwardKeys, que monitora o fluxo de visitantes. A alta na Paraíba é impulsionada por uma ampliação significativa do perfil de viajantes de lazer, que cresceu 37%. Além disso, as reservas para viajantes individuais também aumentaram 37%, enquanto os bilhetes emitidos para casais subiram 32%. Os grupos familiares, por sua vez, registraram uma alta de 28%. Os números revelam que, dos bilhetes emitidos até o fim de setembro, a maioria das viagens domésticas no Brasil (aproximadamente 70%) consiste em itinerários diretos. Apenas 28% dos viajantes farão uma parada antes de chegar ao seu destino, enquanto só 2% farão duas ou mais conexões. Essa preferência por voos diretos destaca a importância da conectividade aérea para atrair turistas.
Guarabira
Embarque em uma jornada cultural pelo município de Guarabira, onde o folclore nordestino ganha vida em cada esquina. A revitalizada Estação Ferroviária de Guarabira é o ponto de partida para uma imersão na história e na arte, com exposições que celebram a rica tradição ferroviária e a vibrante arte naïf. A música e a poesia se entrelaçam nas apresentações de artistas locais, proporcionando momentos de pura magia. O roteiro “Caminhos do Folclore” é um convite para vivenciar a essência do Nordeste, onde cada parada é uma celebração da cultura e das tradições locais. O projeto foi formatado pela consultora do Sebrae-PB, Alexandra Lontra.
Campina Grande
No próximo dia 5, será inaugurado, em Campina Grande, o Museu de Arte e Ciência (MAC), que reunirá arte, cultura e tecnologia. E, para celebrar os 160 anos da cidade, o MAC apresentará a exposição imersiva “Fios”. Essa mostra explora o rico entrelaçamento cultural e científico da cidade, convidando os visitantes a refletirem sobre a identidade local e os laços comunitários. “Fios” homenageia a história de Campina Grande, desde suas cantigas tradicionais até as inovações tecnológicas mais recentes. Combinando arte e tecnologia, a exposição proporciona uma experiência envolvente, que estimula a criatividade e a interação.
Araruna
O Parque Estadual Pedra da Boca, no município de Araruna, Curimataú paraibano, é um verdadeiro encanto aos olhos. Quando entramos na extensa área do parque, ficamos logo impressionados com o conjunto rochoso de grande dimensão e de beleza exuberante. O nome do parque dá-se devido à existência de uma imensa formação rochosa, de aproximadamente 336 m de altura, que apresenta uma enorme cavidade, provocada pelos agentes endógenos e exógenos, cuja configuração é semelhante a uma boca aberta. No topo da rocha, é encantadora a visão da Serra de São Bento e do município de Passa e Fica, divisa dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 01 de novembro de 2024.