João Pessoa I
Quem aprecia a arquitetura de igrejas históricas uma excelente opção em João Pessoa é o Centro Cultural São Francisco. O complexo, que fica localizado no Centro da Capital, inclui a Igreja de São Francisco, Convento de Santo Antônio, Museu de Arte Sacra, além de algumas capelas cuja construção foi iniciada em 1589 e concluído em 1788. Entre os destaques da Igreja de Santo Antônio estão o coro, de onde vê muitos móveis em mogno e se tem bela vista panorâmica da igreja; Capela Dourada, com uma enorme cobertura de ouro e a sacristia, com pedaços do piso feito com mirra que até hoje exala um pouco do perfume. A visita é conduzida por um guia explicando todos os detalhes da arquitetura do local, que inclui manifestações artísticas feitas no estilo barroco e o uso de muito ouro, mármore e azulejos pintados. Informações pelo telefone (83) 3218-4505
João Pessoa II
A Paraíba será novamente o palco de um dos mais importantes eventos dedicados à valorização da cachaça no país. De 22 a 25 de outubro, o Brasil Cachaças 2025 promoverá uma imersão nos valores históricos, culturais, sociais, econômicos e sensoriais da bebida genuinamente brasileira, reunindo produtores, especialistas e apreciadores no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital paraibana. A programação inclui o 5° Seminário de Cachaças do Brasil, no dia 22, no auditório do Sebrae, com debates sobre temas estratégicos para o setor.
Bananeiras
A Rota Cultural Caminhos do Frio 2025 chega ao município de Bananeiras com uma programação intensa e diversificada entre a próxima segunda-feira, (18) e o domingo (24). A programação do evento vai reunir grandes nomes da música brasileira como Nando Reis, Latino, Marcelo Falcão e outros, garantindo shows memoráveis para aquecer o público nas noites frias de Bananeiras.O Caminhos do Frio é uma iniciativa do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano (FRTSB-PB), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e também da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), além das prefeituras municipais das cidades integrantes, do Sebrae e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Veja o calendário: Areia (30 de junho a 6 de julho), Pilões (7 a 13 de julho), Matinhas (14 a 20 de julho), Solânea (21 a 27 de julho), Serraria(28 de julho a 3 de agosto), Borborema (04 a 10 de agosto), Remígio (11 a 17 de agosto), Bananeiras (18 a 24 de agosto), Alagoa Grande (25 a 31 de agosto) e Alagoa Nova (1 a 7 de setembro).
Artesanato
A participação de artesãos paraibanos na feira da Associação Brasileira de Utilidades e Presentes (Abup) mostra mais uma vez a qualidade do que é produzido pelo segmento na Paraíba — a Abup Show em São Paulo, acontece até hoje (15). Com curadoria de Sergio Matos, duas artesãs participam do evento, que são a Antônia Maria da Silva (Centro de Referência da Renda Renascença no Cariri paraibano), e Ísis Galvão (com o macramê, tipologia que ganhou muita visibilidade no 40° Salão do Artesanato Paraibano, realizado no mês de junho, em Campina Grande).
Araruna
I Festival de Inverno das Serras, acontece até o próximo Domingo (17), no município de Araruna, reunindo cultura, arte, gastronomia, música e a magia do clima serrano. A programação especial, conta com atrações culturais, shows musicais, feiras de artesanato, oficinas, literatura, debates, teatro e cinema, feira gastronômica e uma imersão no que há de mais autêntico na região. Tudo isso em meio à beleza natural da Serra, com aquele friozinho aconchegante que torna o festival ainda mais especial.O Festival de Inverno das Serras é uma realização do Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú, com apoio do Governo do Estado.O I Festival de Inverno das Serras acontece nos seguintes municípios: Serra da Raiz (30 de julho a 3 de agosto), Barra de Santa Rosa (6 a 10 de agosto), Araruna (13 a 17 de agosto), Cuité (18 a 23 de agosto), Dona Inês (27 a 31 de agosto) e Cacimba de Dentro (3 a 7 de setembro).
*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de agosto de 2025.