Notícias

turismo

João Pessoa, João Pessoa II, Sapé, Santana dos Garrotes e Baía da Traição | 09.01.2026

publicado: 09/01/2026 08h57, última modificação: 09/01/2026 08h57
João Pessoa I (Foto Teresa Duarte).jpg

Fotos: Teresa Duarte

por Teresa Duarte*

João Pessoa

As férias escolares trazem um desafio para os pais ocuparem a criançada. O ideal é preencher o dia com atividades benéficas para o desenvolvimento dos pequenos. As colônias de férias, bem como as programações de aparelhos públicos, como o Jardim Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, são opções para as crianças aproveitarem o período de recesso. O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, por exemplo, abre amanhã o Férias no Jardim, com atividades que incluem trilhas, oficinas e ações de educação ambiental. Já o Parque Solon de Lucena é outra opção para toda a família aproveitar atrações gratuitas ao ar livre.

João Pessoa II

O Aeroporto Internacional Castro Pinto recebeu, em 2025, mais passageiros do que em 2024. O aeródromo da capital chegou a esse patamar em novembro, tendo registrado 100 mil embarques e desembarques a mais do que todo o ano anterior, de acordo com dados da Aena, concessionária do terminal. O local também registra uma das maiores movimentações de início de verão em sua história: cerca de 102 mil assentos foram ofertados, de 23 de dezembro e 5 de janeiro, em uma operação que soma 596 voos. O Castro Pinto ainda foi o terceiro aeroporto mais movimentado do Nordeste, no fim de 2025, entre os geridos pela Aena.

Sapé

O mundo de Augusto dos Anjos pode ser visitado — e é um dos passeios mais impressionantes da Paraíba. Nas terras do antigo Engenho Pau D’Arco, em Sapé, a casa da ama de leite do poeta, Guilhermina, é hoje o Memorial Augusto do Anjos. Lá, a recepção é calorosa por parte do diretor Aderaldo Elias, profundo conhecedor do ilustre paraibano. Ele mesmo faz a palestra de boas-vindas, contando detalhes da vida de Augusto. Reunindo objetos da família, documentos, cartas e quadros, o espaço abre para visitação das terças às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Santana dos Garrotes

Uma iniciativa que alia turismo e empreendedorismo chama atenção na região do Vale do Piancó, no Sertão. Fundada há 15 anos, a fabricante de água mineral Croatá, empresa familiar sediada em Santana dos Garrotes, adotou um olhar inovador para modernizar-se e ampliar a comercialização de seus produtos, passando a agregar o trabalho de extração de água mineral às atividades ecoturísticas locais. Na estância, uma casa foi reformada e transformada em um espaço de recepção para os visitantes, que podem fazer trilhas e rapel, além de contar com uma área pedagógica e outra reservada para camping.

Baía da Traição

O povo potiguara da Paraíba mantém sua identidade cultural, representada no artesanato, na pintura corporal e na dança, assim como evidencia sua religiosidade, por meio do ritual sagrado Toré. Na cidade de Baía da Traição, no Litoral Norte, as comunidades originárias buscam ressaltar a luta dos potiguaras pelo reconhecimento de suas tradições, buscando reinserir a população indígena na história local. É no município que também encontramos as furnas — locais de fuga que os indígenas usavam contra inimigos —, utilizadas para a realização do Toré.

*Coluna publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de janeiro de 2026.