Em um cenário econômico marcado por incertezas, o investimento no mercado imobiliário mantém sua atratividade como estratégia de médio e longo prazo. A aposta em imóveis é considerada uma forma segura de preservar e valorizar o patrimônio. Especialistas, no entanto, alertam que o sucesso dessa escolha depende da análise de fatores como o crescimento da região, a solidez da incorporadora e o potencial de valorização do empreendimento.
Dentro desse contexto, João Pessoa desponta entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no setor. De acordo com o Índice Fipezap, a capital paraibana acumula alta de 9,20% no valor dos imóveis em 2025, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional de valorização residencial. “A região metropolitana de João Pessoa, com todos as suas qualidades e seu crescimento, tem atraído cada vez mais turistas e novos moradores, ampliando a demanda por imóveis, sejam para residir, investir ou gerar renda com aluguel”, destaca Pedro Farias, gestor Comercial da MRV na Paraíba.
Na análise de Erli Bandeira, Consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste, investir em imóveis exige planejamento e avaliação criteriosa. “É importante considerar o potencial de valorização da localização, a finalidade do investimento — seja uso próprio, aluguel ou revenda — e escolher a modalidade de crédito mais adequada ao perfil do investidor”, orienta.
De acordo com Francisco Cavalcante, sócio da Eco Construtora, empresa há 24 anos especializada em imóveis de alto--padrão, João Pessoa vive um ciclo de valorização sustentado por fatores estruturais e crescimento consistente da demanda. “A cidade teve um aumento populacional de quase 23% nos últimos anos, o que pressiona a procura por moradia e impulsiona os preços dos imóveis, especialmente em bairros com infraestrutura consolidada e boa oferta de serviços. E mesmo com essa valorização, ainda temos um dos m2 mais baixos entre as capitais do Nordeste”, aponta.
Ele acrescenta que o mercado local também apresentou uma forte reação nas vendas. “O valor geral de lançamentos na capital dobrou de 2023 a 2024, segundo estudo da Brain Inteligência Estratégica, e João Pessoa passou a figurar entre as cidades mais rentáveis do Brasil para aluguel por temporada”, analisa. Para o especialista, esse cenário reforça o posicionamento do mercado imobiliário como uma alternativa segura, líquida e com retorno crescente para investidores atentos à movimentação urbana da cidade.
Para a realização do investimento, as opções oferecidas vão além do crédito imobiliário tradicional. Soluções como consórcios, linhas de crédito com garantia de imóvel e investimentos personalizados em renda fixa ou fundos imobiliários — são alternativas que se ajustam tanto a quem busca comprar quanto a quem deseja acumular capital antes de investir. Essas opções ampliam o leque para quem deseja aproveitar o bom momento do mercado.
Segundo Erli Bandeira, imóveis podem superar a renda fixa em rentabilidade no longo prazo, especialmente em cidades em expansão como João Pessoa. Esse tipo de investimento exige visão de longo prazo e menor necessidade de liquidez. “O ideal é diversificar. Combinar imóveis com aplicações financeiras pode equilibrar segurança, liquidez e retorno, sobretudo em um cenário econômico de incertezas”, conclui.
Entre as vantagens de investir no mercado imobiliário estão a proteção contra a inflação, já que a valorização dos imóveis tende a acompanhar ou superar a inflação, protegendo o capital, e a estabilidade em relação a outros investimentos mais arriscados. “O mercado imobiliário é mais estável que outros tipos de investimento, além de dar oportunidade para o investidor diversificar sua carteira e analisar fatores como localização, potencial de desenvolvimento, mobilidade urbana e tendências como a crescente busca por locação de curta temporada”, explica Pedro Farias.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de julho de 2025.