Os festejos juninos marcam a tradição cultural no Nordeste, e na Paraíba não é diferente, onde destacam-se principalmente as programações de Campina Grande, Bananeiras, Patos e Santa Luzia. Mas o São João também movimenta a economia local nos municípios que ficam no entorno das grandes festas, que também atraem visitantes para conhecer atrativos do turismo rural e ecoturismo.
Para atender a essa demanda durante o período junino, os empreendedores preparam seus produtos e serviços para proporcionar aos visitantes a melhor experiência, garantir um aumento nas vendas e divulgar os atrativos das suas cidades. Os estabelecimentos de alimentação, vestuário e hospedagem são os mais procurados nessa época do ano, contemplando não só os visitantes, como também a população local.
“E é incrível ver como os empreendedores locais aproveitam a oportunidade para vender mais, conquistar novos clientes e mostrar o valor do que é feito aqui. Além disso, os turistas que vêm curtir os arraiás movimentam hotéis, restaurantes, lojas. Ou seja, o dinheiro gira e fica na nossa região, fortalecendo a economia local”, explicou a gestora da Orientação Empresarial da Agência Regional do Sebrae em Guarabira, Kessi Lima.
Ela citou, como exemplo de aquecimento na economia dos pequenos negócios, a movimentação registrada na região do Brejo, onde se destaca a cidade de Bananeiras. No entanto, os municípios do entorno também são beneficiados.
“É só andar pelas cidades e sentir: Guarabira, Alagoinha, Alagoa Grande, Pirpirituba, Borborema, Bananeiras, Serraria, Duas Estradas. Todas em festa. Em cada uma delas, tem barraquinhas montadas, gente vendendo comidas típicas, bebidas, fazendo a alegria da população e dos visitantes. E o mais bonito é que todo mundo ganha com isso”, acrescentou a gestora.
Para Kessi Lima, a tradição cultural das festas juninas é também sinônimo de desenvolvimento e valorização dos pequenos negócios, além de uma oportunidade para atrair novos turistas para as cidades ao longo do ano. “Famílias inteiras se organizam para aproveitar esse período e aumentar a renda. O São João une a cultura ao empreendedorismo. A tradição vira desenvolvimento e a gente sente muito orgulho em ver que essas festas mantêm viva a nossa identidade e ainda ajudam a construir um futuro mais próspero pra tanta gente”, frisou Kessi Lima.
Empréstimos
As celebrações das festas juninas e Dia das Mães elevaram em 10% as contratações do Crediamigo, programa de microcrédito orientado do Banco do Nordeste (BNB), em relação à média dos quatro meses anteriores.
- Feirantes usam empréstimos para comprar mais insumos e produzir comidas típicas que têm saída certa nesses dias | Foto: Roberto Guedes
De janeiro a maio, o programa desembolsou na economia R$ 5,23 bilhões, sendo R$ 1,1 bilhão somente no mês das mães, contra a média mensal do quadrimestre de R$ 1 bilhão. Os dados correspondem a todos os financiamentos realizados na Região Nordeste e em parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Segundo o superintendente do Crediamigo, Helton Chagas Mendes, o incremento no mês de maio é tradicional por causa do Dia das Mães e também porque os microempreendedores começam a se preparar para as festas juninas, que são muito populares na região.
“Nossas linhas para capital de giro atendem às demandas de empreendedores nestas duas datas tão fortes e tradicionais na região. Apesar de o São João ocorrer em junho, as demandas por empréstimos para aquisição de produtos a serem comercializados nas festas juninas já começam em maio”, explica o executivo.
O programa
O BNB tem o maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil. Em 2024, alcançou a marca de R$ 12 bilhões desembolsados, aumento de 13% em relação ao ano anterior. O número de operações também apresentou crescimento, passando de 3,5 milhões para 3,8 milhões. Foram quase 330 mil contratações a mais, equivalentes a 9,2% de aumento.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de junho de 2025.