A Paraíba tem 3.724 pequenos negócios na área de panificação, de acordo com dados do Sebrae-PB. São padarias e outros fabricantes de pães, massas e produtos de confeitaria que atuam tanto com a venda direta ao consumidor final quanto para revenda a outros empreendedores. Buscar diferenciais na qualidade dos produtos e nas práticas sustentáveis são algumas das tendências nesse tipo de negócio.
Conforme os dados do Sebrae-PB, do total das pequenas empresas de panificação, 2.512 são Microempreendedores Individuais (MEI), 1.149 são Microempresas e 63 são empresas de pequeno porte. Quanto à distribuição dos estabelecimentos, há padarias em praticamente todas as cidades paraibanas, mas a maioria dos negócios estão em João Pessoa (1.265) e em Campina Grande (542).
Distante cerca de 8 km de Campina Grande está o município de Lagoa Seca, que soma 19 empresas de panificação. Entre elas, a Fasz Gastronomia Artesanal, idealizada pelo empreendedor Ilan Nunes. Ele conta que a produção de pães artesanais começou em seu apartamento, no início da pandemia da Covid-19. O produto foi bem aceito pelos primeiros clientes e ele decidiu abrir uma loja na cidade.
- Ilan Nunes iniciou uma produção de pães artesanais no próprio apartamento, mas, com apoio, abriu uma loja
Entre os desafios, Ilan conta que o principal foi encontrar e estabelecer o público--alvo, já que o seu negócio foge das padarias convencionais, com produtos mais saudáveis e ingredientes selecionados. “Transformar esse olhar e mostrar o valor do pão artesanal exigiu persistência e educação do cliente. Nosso diferencial está em oferecer um pão mais saudável, saboroso e aromático, feito com ingredientes selecionados e técnicas específicas da panificação”, explicou o empreendedor.
A ideia de Ilan segue justamente uma das tendências do mercado da panificação, sobretudo para aqueles empreendedores que buscam se destacar no setor, ofertando produtos exclusivos, com novas experiências gastronômicas e também para atender o nicho de pessoas com sensibilidade ou intolerâncias alimentares.
A analista do Sebrae-PB e gestora do programa Agente Local de Inovação (ALI), Cláudia Pereira, destaca que há um aumento na procura por negócios de panificação destinados a públicos que buscam alimentos sem glúten ou que tenham algum tipo de intolerância alimentar, que preferem produtos com ingredientes mais naturais e feitos de forma artesanal.
“Este mercado tem se expandido e estabelecido um comportamento novo, dando às padarias e panificadoras tradicionais a chance de inovar e se adaptarem a essa demanda”, reforçou Cláudia Pereira.
A gestora ainda lembrou que os consumidores estão mais exigentes quanto à união de sabor e qualidade dos produtos oferecidos. “O consumidor consciente aprecia não apenas o sabor e a aparência, mas também a procedência dos ingredientes, os métodos de produção e os impactos sociais e ambientais de suas escolhas”, destacou.
Para abrir o seu negócio, Ilan Nunes recebeu o apoio do Sebrae-PB, através do ALI. “O Sebrae teve um papel fundamental nessa jornada e nos ajudou a organizar processos, enxergar melhor o negócio e tomar decisões com mais clareza. Empreender exige entrega, mas o retorno vem em forma de propósito”, comentou o empresário.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de junho de 2025.