Notícias

em 2026

Paraíba terá segundo maior crescimento do PIB do NE

publicado: 20/02/2026 08h51, última modificação: 20/02/2026 08h51
Estado ocupará a sexta posição do país, de acordo com projeção do BB
2025.06.18 Construção civil retorno da paralização © Leonardo Ariel (3).JPG

Expansão da Construção civil é um dos pilares do crescimento do estado para este ano | Foto: Leonardo Ariel

por Pedro Alves*

A Paraíba é o estado do Nordeste com a segunda maior projeção de crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) do país. É o que informa o levantamento feito pelo Banco do Brasil, no Relatório de Resenha Regional do Banco do Brasil (BB), disponibilizado ontem pela instituição financeira. O estado ocupa ainda o sexto posto do país entre projeções de todas as unidades federativas.

Segundo o estudo do BB, a projeção de crescimento do PIB paraibano é de 3,5%, resultado maior que a do Brasil, que é de apenas 2%. No Nordeste, a Paraíba só ficou atrás do Ceará no levantamento. Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, as ações assertivas do Governo da Paraíba são pilares para esse norte de bons indicadores.

“Em 2024, ficamos em primeiro lugar do Brasil com a expansão do PIB em 6,6%, enquanto em 2025, crescemos 5,5%. Agora, já nessa primeira projeção nos destacamos na Região Nordeste. Isso demonstra a qualidade das ações da gestão de João Azevêdo, que, com a parceria do setor privado, tem gerado emprego e renda de forma contínua, melhorando assim a qualidade de vida do povo paraibano”, lembrou.

O secretário ainda garante que o nível de investimentos seguirá. “O planejamento do governo é de continuar com os investimentos em políticas públicas e de desenvolvimento, seja nas áreas estruturantes, seja na atração e prospecção de novos investimentos privados para que a Paraíba continue crescendo, fortalecendo a sua economia e, com isso, gerando mais emprego e renda”, finalizou.

O comércio manteve crescimento em 2025 na Paraíba, ao lado de Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará, nessa expansão regional. O desempenho reflete a força de segmentos de consumo essencial e de menor sensibilidade ao juro elevado, o que sustenta a atividade mesmo em contexto financeiro mais restritivo, de acordo com o estudo do BB.

Ainda na análise dos dados econômicos do ano passado, que é fundamental para a projeção para 2026, a Paraíba liderou o crescimento de empregos em sua região, com alta de 6,03%. Já um dos principais vetores projetados para 2026 no estado é o segmento da Construção civil, que continua com lastro para impulsionar a economia local.

De acordo com o Relatório de Resenha Regional do Banco do Brasil: “A Paraíba também mantém desempenho acima da média regional. Até novembro de 2025, os dados de atividade mostram destaque nos setores de comércio e serviços, tendência que deve continuar em 2026, ainda que em ritmo moderadamente inferior ao observado no ano anterior. A Construção civil e os Serviços devem seguir como pilares do crescimento, colocando o estado entre os dois maiores avanços do Nordeste no período”, informa o levantamento.

O PIB do Brasil terá um crescimento mais tímido segundo o BB, se comparado à projeção da Paraíba, que deve ser de 2% em 2026. Caso seja confirmado ao fim do ano, será o menor crescimento do país desde 2020, quando o mundo inteiro estava sob o impacto da pandemia da Covid-19, e a atividade econômica no país registrou queda de 3,3%.

Em relação às outras regiões, o relatório analisa que haverá crescimento da Região Sul, que deve registrar avanço de 3,0%, puxado pelo Agronegócio. Na sequência, entre as regiões com maior projeção de avanço do PIB estão: Norte (2,5%), Nordeste (2,2%), Centro-Oeste (1,8%) e Sudeste (1,7%).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de fevereiro de 2026.