Muitos casais já estão com os presentes comprados e com um planejamento completo do que farão na póxima quinta-feira (12), Dia dos Namorados. Mas, segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), há uma estimativa de que 10,5 milhões de brasileiros deixaram as compras para a última hora e vão adquirir os presentes para a data nesta semana.
Esse número representa 11% do total de brasileiros que pretendem presentear seus companheiros e companheiras neste ano. A estimativa é que 93 milhões de pessoas devem ir às compras em todo o país nesse período. Esse valor apresenta uma redução de 2,9 milhões de consumidores quando comparado com o ano passado.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, em entrevista concedida ao Jornal Estadual, veiculado pela Rádio Tabajara FM 105,5, explicou que o Dia dos Namorados, por ter um apelo emocional muito forte, mesmo em cenários de problemas financeiros, leva as pessoas a buscar formas de celebrar a data. “Mesmo com as dificuldades que nós vamos ter no mercado, de menos consumidores indo às compras, a gente vê por esse lado: alguns segmentos vão ter um saldo positivo, porque temos um clima de Dia dos Namorados juntamente com São João, que é uma festa bem tradicional aqui, no Nordeste, então tudo isso faz com que esse movimento seja aquecido”, comentou.
Segundo o levantamento, as roupas estão liderando os produtos mais procurados, seguidas de perfumes, cosméticos e maquiagem. Logo depois, temos lingeries e peças íntimas; calçados e tratamentos estéticos. “Esses setores, com certeza, se abastecem, aumentam seus estoques para dar vazão a essa demanda de consumidores, principalmente aqueles que deixam para os últimos dias”, pontuou Nivaldo Vilar.
Apesar da expectativa positiva para o comércio paraibano, Nivaldo pontua que a inadimplência é um fator preocupante. “Nós temos mais de 70% de pessoas negativadas hoje, então muitas vezes isso atrapalha um pouco as pessoas que querem comprar no crédito”. Apesar da inquietação do mercado frente a essa realidade, a pesquisa demonstrou que, mesmo endividados, 31% dos brasileiros pretendem adquirir produtos para comemorar o Dia dos Namorados, ainda que estejam com o nome negativado.
Mais da metade (57%) dos consumidores brasileiros pretendem adquirir os presentes em lojas físicas e 36% pela internet. O presidente da CDL explanou que as lojas físicas ainda apresentam vantagens, como a facilidade que o cliente tem de analisar pessoalmente o produto e levá-lo para casa prontamente, muitas vezes já embalado. “Tudo isso é importante para o consumidor, porque ele tem a garantia do que ele está levando”, destacou Nivaldo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de junho de 2025.