Apesar do Pix já figurar como o meio de pagamento digital mais utilizado entre os brasileiros — responde por 47% do total de transações realizadas no Brasil, no último trimestre de 2024, segundo dados do Banco Central —, a utilização de cartões para pagamento continua sendo uma opção importante para os consumidores. Na Paraíba, por exemplo, houve um aumento de 18%.
A utilização de cartões no estado — tanto na modalidades crédito quanto débito — registrou esse crescimento em agosto de 2025, em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando R$ 50,7 milhões em valor transacionado no estado no período, de acordo com dados da cooperativa de crédito Sicredi. No país, conforme o Banco Central (BC), tanto a modalidade crédito (+11%) quanto débito (+2,5%) registraram alta no último ano.
Esse aumento contínuo na utilização do Pix e dos cartões revela uma prevalente digitalização dos meios de pagamento no Brasil — movimento que é verificado com ainda mais intensidade no Nordeste.
Uma das ferramentas responsáveis por esse crescimento são as maquininhas de pagamento. Hoje, grande parte das máquinas aceitam pagamento por débito, crédito e Pix, além de darem suporte a pagamentos por NFC — ou pagamentos por aproximação, que podem ser feitos diretamente em celulares compatíveis.
“O aumento do uso de maquininhas e pagamentos digitais no Nordeste demonstra uma importante evolução na digitalização dos negócios locais, um movimento que acompanhamos de perto”, comenta Jussara Marques, analista de Desenvolvimento de Negócios.
“Essa evolução contribui para a modernização dos meios de pagamentos, facilita as transações financeiras e promove a inclusão de diversos segmentos econômicos no ambiente digital”, complementa.
De acordo com Jussara, a tendência é que a digitalização financeira da população do Nordeste aprofunde-se nos próximos anos, acompanhada de uma diminuição acentuada no volume de transações em espécie.
“Já estamos vivenciando a ampliação do uso do Pix e suas funcionalidades avançadas, a popularização das carteiras digitais, o uso de soluções de contactless — como o Tap on Phone, que transforma smartphones em pontos de venda — e a adoção crescente de tecnologias que garantam segurança e agilidade nas transações”, explica a especialista.
Segundo Jussara, as instituições bancárias e o Banco Central devem desenvolver novas ferramentas para atender à demanda da população por soluções financeiras práticas, seguras e integradas ao dia a dia da população.
“Isso vai desde pagamentos a vendas e outras soluções financeiras. Para vendas digitais, por exemplo, disponibilizamos soluções de e-commerce que aceita cartões, Pix e boletos, facilitando as vendas on-line com segurança. Além disso, nossos canais digitais, como o internet banking e o aplicativo, permitem a gestão completa das transações de forma prática e segura”, finaliza Jussara Marques.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de Outubro de 2025.