O mercado imobiliário segue como opção segura de investimento para quem busca rentabilidade de médio e longo prazo. Diante desse cenário, João Pessoa destaca-se como uma das capitais com melhor resultado para investimentos em imóveis residenciais. Segundo o Índice Fipezap, a capital paraibana registra valorização de 13,49% no acumulado de 2025, sendo a terceira do país com melhor crescimento.
Além da valorização dos imóveis, a rentabilidade com aluguel, para o investidor que adquiriu um imóvel com a finalidade de obter renda com o aluguel residencial, subiu 6,71% ao ano na capital paraibana, superando a inflação ao consumidor (3,73%) — medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IPCA/IBGE) no acumulado até outubro — bem como o resultado do Índice Geral de Preços — Mercado, calculado pela Fundação Getulio Vargas (IGP-M/FGV), que mostrou um recuo médio de -1,30% nos preços da economia brasileira na parcial deste ano.
“João Pessoa vem se destacando e atraindo cada vez mais turistas e novos moradores, ampliando a demanda por imóveis, sejam para residir, investir ou gerar renda com aluguel”, destaca Pedro Farias, gestor comercial da MRV na Paraíba.
A opinião é compartilhada por Leonardo Bronzeado, sócio da Eco Construtora, com foco em imóveis de alto padrão. Segundo ele, mais de 50% dos compradores da empresa vêm de fora da Paraíba, especialmente de São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Goiás. “João Pessoa vive um momento de expansão planejada, com novos polos residenciais e empresariais que refletem o amadurecimento urbano da cidade. É um mercado aquecido, que atrai investidores de todo o país e abre oportunidades para todos os elos da cadeia da construção civil”, afirma Leonardo Bronzeado.
Entre as vantagens de investir no mercado imobiliário, estão a proteção contra a inflação, já que a valorização dos imóveis tende a acompanhar ou superar a inflação, protegendo o capital, e a estabilidade em relação a outros investimentos mais arriscados.
Segundo Erli Bandeira, consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste, o investimento em imóveis exige planejamento e avaliação criteriosa sobre o potencial de valorização da região, a finalidade da compra e a escolha adequada da modalidade de crédito.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de novembro de 2025.