O Sindicato dos Bancários da Paraíba convoca toda a categoria e a sociedade para participar, hoje, de um ato público em defesa do Banco do Brasil (BB) e do povo brasileiro. A concentração acontecerá às 9h, na Praça 1817, em João Pessoa.
A mobilização acontece em meio a uma onda de ataques coordenados contra o Banco do Brasil (BB), que incluem a divulgação de fake news em redes sociais sobre supostas sanções estrangeiras e bloqueio de ativos, incentivando a retirada de recursos da instituição. As informações falsas foram denunciadas pelo próprio banco, que anunciou medidas judiciais contra os responsáveis.
Para os trabalhadores, esses ataques não miram apenas a instituição, mas todo o sistema financeiro nacional e, consequentemente, a população. “O Banco do Brasil é uma instituição sólida e estratégica para o desenvolvimento do país. Atacar o BB é colocar em risco a economia brasileira, a soberania nacional e a vida de milhões de famílias que dependem das políticas de crédito e financiamento oferecidas pelo banco”, destaca a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.
A advogada Renata Cabral, especialista em Direito Financeiro, reforça que tais ações podem configurar crimes contra o Estado Democrático de Direito e contra o Sistema Financeiro Nacional.
A Lei no 7.492/1986 prevê multa e pena de até seis anos de prisão para quem dissemina informações falsas sobre instituições financeiras.
Sobre a instituição
O Banco do Brasil é o principal agente de financiamento da agricultura no país, além de atuar fortemente no crédito para micro e pequenos empreendedores. Também lidera o programa de crédito ao trabalhador, oferecendo oportunidades de desenvolvimento econômico e social.
“Ataques como esses não atingem apenas o BB, mas o povo brasileiro. Ao fragilizar o banco, colocam em risco a agricultura, o emprego, o crédito e a soberania nacional”, afirmou Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB).
Mobilização nacional
A convocação para o ato na Paraíba faz parte de uma mobilização nacional aprovada na 27a Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias, realizada no último domingo (24). Atos semelhantes acontecerão em diversos estados, como em São Paulo e em Brasília.
“Nossa presença nas ruas e nas redes sociais é fundamental para mostrar que o povo brasileiro não aceita ataques a uma instituição que é patrimônio nacional. Defender o Banco do Brasil é defender empregos, a economia do país e a soberania de todos nós”, afirmou Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Além da presença nas ruas, a categoria também orienta que, hoje, os trabalhadores e a sociedade defendam o Banco do Brasil nas redes sociais, utilizando a hashtag #OBBédoBrasileiros.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de agosto de 2025.