Notícias

pioneirismo

Detran-PB emite primeira CNH no novo processo

publicado: 16/12/2025 11h04, última modificação: 16/12/2025 11h04
Ministro dos Transportes vem à Paraíba para acompanhar implantação
entrega nova CNH.jpg

Documento foi entregue, ontem (15), a Andreza Lima (C) na sede do Detran, em João Pessoa | Foto: Divulgação/Secom-PB

O Detran da Paraíba emitiu a primeira Carteira Nacional de Habilitação, em todo o território nacional, na manhã de ontem, dentro do novo procedimento da CNH do Brasil.

A usuária Andreza Lima dos Santos iniciou o processo pelo aplicativo lançado pelo Ministério dos Transportes no início deste mês e fez parte do projeto-piloto do Detran-PB, para obter a sua primeira CNH com segurança e agilidade.

Com o processo iniciado na última sexta-feira (12), o documento foi entregue, na sede do Detran de Mangabeira, pelo superintendente Isaías Gualberto; pela diretora de Operações, Roberta Neiva, e demais gerentes envolvidos no procedimento.

Já Fernando Francisco Sales foi o primeiro instrutor autônomo do Brasil a oferecer o curso para a primeira habilitada pelo novo processo. Ele também se credenciou por meio do aplicativo CNH do Brasil.

Para Andreza, que é natural de Serraria e trabalha em João Pessoa, o procedimento para fazer o curso de condutor foi fácil. “Eu pilotava minha moto sem CNH, porque os custos eram muito altos. Além disso, eu não tinha tempo disponível e agora ficou tudo mais fácil e mais rápido”, afirmou.

Ministro no Detran

O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará no Detran da Paraíba, hoje, às 11h, para acompanhar a implantação dos novos procedimentos para tirar a CNH, publicados há uma semana.

O estado já contabiliza 14.353 pedidos para emissão da CNH do Brasil desde o lançamento da plataforma.

Até agora, 10.466 inscreveram-se no curso de formação de condutores e 3.637 já concluíram as aulas, avançando para as fases seguintes do processo.

Junto ao ministro, estarão presentes na sede do Detran em João Pessoa o superintendente da instituição, Isaías Gualberto, e o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Jean Nunes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de dezembro de 2025.