A Editora A União, em parceria com a Academia Paraibana de Letras (APL), a Academia de Letras de Campina Grande (ALCG) e o Arquivo Afonso Pereira, vai realizar, na próxima quarta-feira (16), em Campina Grande, evento com lançamento de três livros e revista.
Entre as publicações, está a segunda edição de “Além do Ipiranga — a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas”, de Thélio Queiroz Farias, fruto de uma parceria entre a Editora A União e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
O evento vai acontecer às 18h30, no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC).
O livro examina não só a obra de Pedro Américo como pintor, mas as demais atividades que desempenhou ao longo da vida.
O autor destaca também os sentimentos do artista, enfatizando ângulos políticos e pessoais. Acompanhando as análises, a investigação iconográfica é responsável pela belíssima reprodução de diversos trabalhos de Pedro Américo, geralmente lembrado apenas como autor do quadro que retrata o “Grito da Independência” proferido por Dom Pedro às margens do Riacho do Ipiranga.
Logo no início, o livro traz uma cronologia dos fatos importantes e curiosidades sobre a vida do pintor.
No prefácio, o escritor e presidente da União Brasileira dos Escriores (UBE), Ricardo Ramos Filho, filho do escritor Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, afirma que “Fruindo com invulgar interesse das páginas desta deliciosa narrativa, entrei em contato com aquele que Thélio definiu como um pop star para o período em que viveu. E, realmente, desde as peripécias de sua infância, e o entusiasmo que seu talento nato despertou em seus conterrâneos, até a consagração mais tarde, aqui e no exterior, toda a vida de Pedro Américo nos traz uma espécie de orgulho cívico, coisa tão rara quando pensamos no Brasil de hoje”.
João Câmara, renomado pintor, desenhista e crítico de arte, e o escritor e professor, filho do pintor Portinari, João Cândido Portinari, também escreveram textos no início do livro, com considerações importantes e positivas sobre o trabalho.
Segunda edição
Sobre a segunda edição, o autor Thélio Farias afirmou: “Entendo que ela atesta o êxito do livro, que teve a primeira edição esgotada em relativamente pouco tempo, além de obter uma repercussão nacional, com matérias em órgãos de imprensa e blogs de São Paulo, Rio, Minas, Pernambuco, Ceará, etc. Na segunda edição, corrigimos alguns pequenos erros, revisamos o texto e atualizamos com novas informações, como a aprovação, pelo Senado da República, da inscrição do nome de Pedro Américo como herói da pátria, cujo nome será colocado no livro de aço do Panteão da Pátria. O livro saiu com nova capa, num belo trabalho da parceria entre a Cepe e a A União”.
A primeira edição da publicação foi lançada em agosto de 2022, também como parceria entre A União e a Cepe. No evento, Thélio também vai lançar “Pedro Américo e a Mona Lisa” (Editora Escribas), que será apresentado pelo senador Marcondes Gadelha.
Sobre o autor
Thélio é escritor e advogado. Autor de 21 livros, pertence à Academia de Letras de Campina Grande (cadeira no 23/ALCG), da qual é o atual presidente; sócio-correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); titular da cadeira no 11 da Academia Paraibana de Letras (APL) e da cadeira no 3 da Academia de Letras de Areia, cadeira patronada por Pedro Américo.
Mais lançamentos
No evento, também haverá lançamento do livro “Uma Vida por Escrito — Estudo biográfico de Afonso Pereira da Silva” (Editora Noeses), de Francisco de Sales Gaudêncio, que será apresentado pelo acadêmico Hildeberto Barbosa Filho; e da “Revista Continente” (Cepe), números 278, 279 e 280, com homenagens aos paraibanos Flávio Tavares, Chico Pereira, Raul Córdula, Elizabeth Marinheiro e Lucy Alves, sendo todos os números com coordenação e edição de Mário Hélio.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de julho de 2025.