Nas estradas, a quarta-feira do feriado mais nordestino do calendário parecia uma tarde de domingo de futebol. Depois de alguns dias seguidos de chuva, em João Pessoa e Campina Grande, o tempo mais firme favoreceu quem precisou cruzar as rodovias federais entre os festejos juninos e o jogo de ontem da Seleção Brasileira. Houve também quem antecipasse o retorno para casa ou buscasse alternativas para tornar a viagem mais segura.
Esse foi o caso da nutricionista Valéria Barreto. Ela saiu de João Pessoa, na terça-feira (23), em direção a Campina Grande, acompanhada do marido e de mais três amigos. O grupo viajou em um carro de sete lugares, com motorista contratado — solução escolhida, justamente, para evitar o desgaste ao volante após horas de festa.
“Estava um trânsito meio complicado. Como foi a noite de São João, estava bem engarrafado, mais na ida do que na volta”, contou Valéria. O grupo deixou a capital por volta das 17h30 e retornou às 2h, quando o fluxo já era menor. “A gente optou [por contratar um condutor] por conta da segurança, porque, na volta, você já está cansado para dirigir”, explicou.
A alternativa encontrada por Valéria está entre as recomendações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o inspetor Francimuller Nascimento, fazer o tradicional bate e volta por conta própria ou retornar imediatamente após uma noite de comemoração pode representar um risco maior do que prolongar a estadia e descansar antes de pegar a estrada.
“O sono é muito traiçoeiro. Ele tira os reflexos, tira o discernimento ao dirigir”, afirmou. De acordo com o policial, dirigir à noite exige atenção constante, e a fadiga pode provocar desde saídas de pista até frenagens bruscas e colisões. “O ideal é que ele faça um bom descanso para poder retornar com calma, de preferência, no outro dia”, orientou.
Atenção redobrada
O aumento do fluxo de veículos nas rodovias exige cuidados extras. Quanto mais carros circulando, maior é a possibilidade de acidentes. Para o inspetor da PRF, a principal causa das ocorrências continua sendo a falta de atenção dos condutores.
“Infelizmente, as pessoas distraem-se muito conversando, trocando uma música, às vezes até vendo algum vídeo no celular. Esses fatores distrativos causam a maior parte dos acidentes”, frisou. Segundo Francimuller, a desatenção costuma aparecer associada a outros fatores de risco, como excesso de velocidade e consumo de álcool.
A PRF também chama atenção para a necessidade de revisão preventiva dos veículos, especialmente em um período marcado por chuvas em várias regiões do estado. Pneus, sistema de iluminação, freios e suspensão devem estar em boas condições para reduzir riscos durante a viagem.
Caso a opção seja mesmo encarar a estrada para aproveitar os festejos juninos, Francimuller faz dois alertas considerados fundamentais. O primeiro é sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Conforme o agente rodoviário, não existe um intervalo de tempo padrão para que o organismo elimine completamente o álcool, já que isso varia conforme a quantidade ingerida, o tipo de bebida e as características de cada pessoa. “Quem ingeriu bebida alcoólica deve dormir, tomar um bom café da manhã e aguardar se sentir 100% para pegar a estrada”, recomendou.
O segundo ponto de alerta é a velocidade. O inspetor ressaltou que o respeito aos limites da via, a proibição de ultrapassagens em locais inadequados e o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo continuam entre os principais fatores para uma viagem segura.
“Quanto mais veículos, maior a probabilidade de acidente. Por isso, é importante dirigir com cautela, sem exceder a velocidade e mantendo toda a atenção”, concluiu.
Alto fluxo em terminal da capital deve continuar até o fim do mês
Por: Henrique Toscano
Mesmo com o fim do feriadão de São João, o fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário de João Pessoa, ontem, mostrou-se intenso. Devido às diversas opções de destinos disponíveis para quem quis festejar o dia do santo, os embarques e desembarques na capital devem, provavelmente, continuar por mais alguns dias. A estimativa da concessionária Socicam, responsável pela gestão da estação pessoense, aponta que, para este mês, a movimentação de passageiros, entre partidas e chegadas, deve totalizar, aproximadamente, 148,3 mil pessoas.
O servente de pedreiro Israel Barbosa de Souza estava entre os que desembarcaram, na manhã de ontem, na capital. Natural de Salvador (BA), ele contou que veio conhecer O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e que estava de retorno para casa. Israel relatou ter gostado bastante da experiência. “Adorei tudo: comidas, shows e o clima junino. Se pudesse, ficaria mais tempo. No entanto, peguei o meu ônibus de Campina Grande para João Pessoa, porque tenho de voltar às minhas atividades”, disse.
O casal Alexia Valente Matos e Diego dos Santos também desembarcou em João Pessoa, depois de passar os últimos dias no interior do estado. “Sou carioca e vim, com o meu marido, para uma visita à cidade de Queimadas, onde a família dele reside”, revelou Alexia. “Ainda aproveitamos um dia na festa de Campina Grande. Infelizmente, estamos indo embora. Decidimos viajar mais cedo, por ser mais prático para a gente”, explicou a turista, confessando o desejo de retornar para o São João campinense no futuro: “Quero voltar no próximo ano, mas com mais tempo para curtirmos mais e conhecermos melhor o espaço”.
Já a diarista Maria Ferreira do Carmo, moradora do bairro Colinas, na Zona Sul da capital, aguardava o ônibus com destino ao município de Cacimba de Dentro, no Agreste do estado, para uma visita familiar. “Vou para a casa dos meus pais para ficar alguns dias por lá. Passei o São João dormindo, não fui a nenhum lugar. Fiquei descansando. Trabalhei durante o dia e dormi à noite para acordar cedo e organizar a minha viagem”, afirmou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de junho de 2026.