Notícias

concurso educação fiscal

Estudantes vencedores são premiados em JP

publicado: 07/11/2025 08h28, última modificação: 07/11/2025 08h28
mail.jpg

Alunos da rede estadual de ensino receberam a premiação em solenidade no auditório da Codata

Os 10 estudantes da rede estadual de ensino, vencedores da 2ª edição do concurso Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal, receberam a premiação em solenidade no auditório da sede da Codata, no Centro Administrativo do Estado, em João Pessoa, que contou com a presença dos secretários de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano; da Educação do Estado, Wilson Filho, gestores, professores e familiares dos estudantes.

O concurso dividiu a premiação em dois grupos de estudantes: cinco prêmios para o grupo de Ampla Concorrência, que inclui todos os estudantes da rede pública estadual de ensino, e os outros cinco para o grupo de Ações Afirmativas: pessoas transexuais; povos indígenas; povos quilombolas, negros e pessoas com deficiência.

Cada um dos vencedores recebeu a premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil, totalizando R$ 20 mil em prêmios. O concurso foi uma parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Lotep-PB.

Educação Fiscal

Em sua fala, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz--PB), Marialvo Laureano, destacou a integração das Pastas da Educação e da Fazenda Estadual no fortalecimento da educação fiscal, o crescimento do número de cidades e de estudantes premiados na edição deste ano, no concurso Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal, além da importância dos professores no incentivo ao tema e na formação dos estudantes.

“Estamos apenas na segunda edição Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal, mas os números do concurso e as falas dos estudantes premiados nos deixaram ainda felizes com o interesse sobre a temática de educação fiscal. Para se ter uma ideia, houve aumento de quase 50% de redações (46,78%) sobre o ano passado, com a inscrição de 7.649 redações dos estudantes da rede pública estadual. Os 10 premiados são de nove cidades, com maioria do Sertão, e as redações inscritas abrangeram 211 municípios. Isso mostra o quanto precisamos valorizar cada vez mais os professores que apoiaram e incentivaram os estudantes na temática e que são fundamentais para a transformação educacional da Paraíba e do país”, detalhou

Investimento em Educação

O secretário de Estado de Educação, Wilson Filho, agradeceu “a parceria e a excelente gestão dos secretários Marialvo Laureano e Bruno Frade à frente da Sefaz-PB”, que tem possibilitado o Estado da Paraíba investir cada vez mais na área da Educação, como também incentivar temáticas tão importantes como educação fiscal e educação financeira.

“O Desafio Nota 1000, além de premiar os alunos, nesta edição, tem possibilitado ao longo do ano algo ainda melhor: levar os alunos da rede estadual a treinarem com mais intensidade a redação, possibilitando, a cada ano, chegarem mais preparados na redação do Enem, com melhores notas e porque não dizer alcançarem a nota máxima 1000”, frisou.

Concurso aprofundou tema

Representando os cinco vencedores da Ampla Concorrência na solenidade de premiação, a estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Jordânia Borges da Silva, da Escola Cidadã Integral Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, afirmou que mais que “a premiação em si do Desafio Nota 1000 Educação Fiscal, a participação me possibilitou aprofundar mais sobre a temática educação fiscal e o tema Jogos on-line e responsabilidade social: a arrecadação em prol das políticas públicas”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 7 de novembro de 2025.