A cerimônia de lançamento da coletânea do Prêmio Literário José Lins do Rego, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), será realizada hoje, às 19h. O evento acontecerá no salão principal da Biblioteca Juarez da Gama Batista, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Na ocasião, os cinco escritores paraibanos selecionados por meio de edital público serão premiados com exemplares dos livros.
Seguindo os critérios de pontuação do edital, foram selecionadas cinco propostas, sendo uma de cada área da literatura — poesia, crônica, conto, romance e infantojuvenil. Foram rodados 400 livros de cada categoria, no total de dois mil exemplares. Os autores premiados terão direito, cada um, a uma cota de 50 exemplares de suas respectivas obras, a título de direitos autorais em forma de produto.
O saldo remanescente será dividido entre os órgãos organizadores do concurso literário. Os exemplares da Funesc serão distribuídos entre as bibliotecas que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas e a Biblioteca Juarez da Gama Batista, localizada no Espaço Cultural. Outra parte do material será destinada à comercialização pela EPC.
“O Prêmio Literário José Lins do Rego, com mais essa edição, consolida-se como a grande porta para o mercado literário, com a publicação dos livros e divulgação de novos nomes que se revelam através desse concurso. É uma grande satisfação para a EPC fazer parte desse processo e, com isso, nós cuidamos cada vez mais da qualidade da impressão, da qualidade da produção do livro”, disse a diretora-presidente da EPC, Naná Garcez.
O concurso é uma parceria entre a Funesc e a EPC, por meio da diretoria técnica da Biblioteca Juarez da Gama Batista e da Editora A União, respectivamente. A finalidade da ação é revelar e reconhecer talentos, além de estimular a criação e divulgação das obras de autoras e autores da Paraíba no âmbito da literatura.
Contemplados e suas obras:
ROMANCE — Autor: Lucimário Augusto da Silva (Itaporanga, PB)
- Obra: “Fantasmas do Rio Paraíba: vozes de Pilar”
INFANTOJUVENIL — Autora: Ana Clara Velloso Borges Pereira (João Pessoa, PB)
- Obra: “Viagens no tempo causam enjoo (e outras verdades científicas)”
POESIA — Autor: Renato Lima Dantas (João Pessoa, PB)
- Obra: “Enquanto a casa dorme”
CONTO — Autora: Tainara da Silva Andrade (Cajazeiras, PB)
- Pseudônimo: Yurema Otxukaiana
- Obra: “Antepassam terreiros e cajus: a colonização sobre as crenças e os corpos-território de Pindorama/Brasil”
CRÔNICA — Autora: Betyane Valentim da Silva (Mamanguape, PB)
- Obra: “Crônicas para Ler Entre a Pressa e a Pausa: Para desacelerar, rir, pensar e seguir em frente”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de dezembro de 2025.