Notícias

olimpíada de Matemática

PB tem quatro professores na disputa pelo ouro

publicado: 05/11/2025 08h16, última modificação: 05/11/2025 08h16

A Paraíba tem quatro professores finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), que revelará os melhores professores da disciplina no país.

A solenidade de premiação, na qual os 20 premiados na categoria Ouro serão conhecidos, acontecerá no dia 8 de novembro, às 16h, com transmissão pelo canal do YouTube da Sociedade Brasileira de Matemática.

Os professores finalistas lecionam em escolas públicas das cidades de João Pessoa, Aroeiras, Malta e Patos, e estão na expectativa pelo resultado, junto a familiares, alunos e colegas.

Eles passaram por três etapas de avaliação, incluindo uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista, que teve, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Participaram da Olimpíada cerca de 1,2 mil professores do país. Entre os 40 finalistas, há representantes de diversos estados, como Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí, Ceará, entre outros”, explica Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.

Como prêmio, em maio de 2026, os 20 professores da categoria Ouro participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

O número de premiados — que, na primeira edição, foi apenas de 10 professores — foi ampliado, levando em conta a qualidade dos finalistas e a parceria firmada com a Shanghai Normal University (Shnu), na China.

Depois da viagem de premiação, os professores selecionados vão ministrar workshops de Matemática para outros docentes, de cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação. 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 5 de novembro de 2025.