A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) iniciará, hoje, as atividades do Projeto Praia Limpa 2025/2026, com uma programação especial de abertura voltada à formação em educação ambiental costeira.
A cerimônia será realizada na PBTur, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, e marcará o lançamento oficial da nova edição do projeto, que, ao longo dos fins de semana de dezembro a fevereiro, percorrerá o litoral paraibano com ações de sensibilização e orientação aos banhistas.
A abertura contará com duas etapas. Pela manhã, das 9h às 12h, ocorrerá a cerimônia oficial desta edição do projeto para representantes das instituições parceiras, gestores municipais e demais convidados, que contará com apresentação do Grupo Cultural Iandé Anama Oikobé (@iande_anama_oikobe). À tarde, das 13h30 às 16h, será oferecida uma formação técnica estruturada em três eixos temáticos (Biodiversidade, Poluição Plástica e Cultura Oceânica), destinada às equipes voluntárias que atuarão nas praias durante toda a temporada.
Assim como nas edições anteriores, o Praia Limpa tem o objetivo de ampliar a educação ambiental no litoral paraibano, com abordagens a banhistas e comerciantes, distribuindo sacolas biodegradáveis e orientando sobre descarte correto dos resíduos, redução do plástico de uso único, reaproveitamento do óleo de cozinha e outras práticas essenciais para a preservação dos ecossistemas marinhos.
Durante o período do projeto, as equipes estarão presentes em diferentes municípios litorâneos com atividades participativas, ações educativas e serviços integrados com diversos parceiros institucionais. Neste ano, a programação inclui praias de João Pessoa, Marcação, Mataraca, Conde, Lucena, Baía da Traição, Rio Tinto, Pitimbu e Cabedelo, chegando também ao Parque Estadual de Areia Vermelha (Pemav).
A edição 2025/2026 será encerrada no dia 5 de fevereiro, com a cerimônia de culminância e entrega de certificados às prefeituras participantes, que será realizada no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, localizado na Av. D. Pedro II, Torre, em João Pessoa.
Programação:
11 de dezembro (quinta-feira)
- 9h às 12h — Cerimônia de abertura e apresentação do projeto
- 13h30 às 16h — Formação nos três eixos temáticos (Biodiversidade, Poluição Plástica e Cultura Oceânica). Local: PBTur — Av. Alm. Tamandaré, 100 – Tambaú, João Pessoa
13 de dezembro (sábado) — 9h às 12h
- Local: Coqueirinho do Norte — Marcação
14 de dezembro (domingo) — 9h às 12h
- Local: Barra de Camaratuba — Mataraca
20 de dezembro (sábado) — 9h às 12h
- Local: Coqueirinho — Conde
21 de dezembro (domingo) — 9h às 12h
- Local: Praia de Lucena — Antigo Arrastão
10 de janeiro (sábado) — 9h às 12h
- Local: Jacarapé — João Pessoa
11 de janeiro (domingo) — 9h às 12h
- Local: Bessa — João Pessoa
17 de janeiro (sábado) — 9h às 12h
- Local: Prainha — Baía da Traição
18 de janeiro (domingo) — 9h às 12h
- Local: Barra de Mamanguape — Rio Tinto
24 de janeiro (sábado) — 9h às 12h
- Local: Tambaú — João Pessoa
25 de janeiro (sábado) — 9h às 12h
- Local: Cabo Branco — João Pessoa
31 de janeiro (sábado) — 9h às 12h
- Local: Praia Bela — Pitimbu
1º de fevereiro (domingo) — 9h às 12h
- Local: Camboinha/Parque Estadual de Areia Vermelha (Pemav) — Cabedelo
5 de fevereiro (quinta-feira) — 9h às 12h
- Culminância e entrega de certificados
- Local: Jardim Botânico Benjamin Maranhão — João Pessoa
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de dezembro de 2025.