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de janeiro a março

Tentativas de fraude cresceram 23,9% na PB

publicado: 27/06/2025 08h35, última modificação: 27/06/2025 08h44
Foram 3.870 casos por milhão de habitantes, o terceiro menor índice do Nordeste

A Paraíba registrou, no primeiro trimestre deste ano, 48.255 tentativas de fraude, o que representa um aumento de 23,9% em relação ao mesmo período de 2024. Em números proporcionais, corresponde a 3.870 casos por milhão de habitantes — o terceiro menor do Nordeste. Em toda a região, foram contabilizadas 704.285 ocorrências — ou, em média, uma tentativa a cada 2,3 minutos, com 4.070 registros para cada milhão de moradores. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

Os números na Região Nordeste colocam a região na segunda posição em participação nacional, com 20,3% do total de ocorrências nos três primeiros meses de 2025. Apenas o Sudeste, com 1.637.274 tentativas de fraude — ou 47,2% do total nacional — está à frente.

O Brasil registrou 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025 — um salto de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de um milhão de ocorrências mensais registradas consecutivamente no trimestre.

“Temos observado uma aceleração preocupante na sofisticação das tentativas de fraude. Uma vez que não há uma única solução capaz de barrar as diligências, as empresas precisam adotar a metodologia antifraude em camadas, além de tecnologias capazes de atuar de forma integrada e preventiva em toda a jornada do usuário. Elas são essenciais para bloquear as investidas ainda na origem, antes que causem prejuízos, por meio de estratégias de engenharia social, agora potencializada pelo uso de inteligência artificial para criar abordagens hiperpersonalizadas. Também é fundamental investir continuamente na educação dos consumidores para que reconheçam e evitem os novos formatos de golpe”, afirma o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Bancos e Cartões

A maior parte das tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025, no Brasil, foi direcionada ao setor de Bancos e Cartões (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de Serviços (31,9%), Financeiras (6,7%), Telefonia (5,7%) e Varejo (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses.

Na análise por modalidade, as inconsistências nas informações cadastrais são a principal frente de detecção das tentativas de fraude, representando 50,6% das ocorrências evitadas no primeiro trimestre. Em seguida, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica responderam por 41,9% dos casos. Já o monitoramento de comportamentos suspeitos em dispositivos — como a associação com históricos anteriores de fraudes — foi responsável por 7,5% das diligências barradas no período.

Na divisão por faixa etária, os consumidores de 36 a 50 anos seguiram como os mais visados, concentrando 32,9% das tentativas de fraude registradas em março. Em seguida, apareceram os grupos de 26 a 35 anos (26,5%) e até 25 anos (15,3%). Já os consumidores de 51 a 60 anos responderam por 13,4% das ocorrências, enquanto os acima de 60 anos representaram 11,9% do total.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de junho de 2025.